Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Octávio Lucas

Foto: Octávio Lucas

Nesta quinta-feira, 25, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, participa do 3° Encontro de Reflorestamento do Estado, que tem como tema o Desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. O evento acontece durante todo o dia, no auditório da ATM. A entrada é franca e está aberta a todos os interessados no assunto.

O encontro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de suas vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins) para reforçar o compromisso de promover o progresso econômico aliado à proteção ambiental.

O Reflorestar, deste ano, discute, junto com o setor produtivo e com técnicos, empresários e estudantes, os meios para a promoção da silvicultura, nas áreas rurais degradadas. O reflorestamento de 5 milhões de hectares de terras também estará no centro dos debates.

Segundo Ana Paula de Almeida, coordenadora de Silvicultura da Seagro e uma das organizadoras do evento, o espaço servirá, ainda, para que os agricultores possam sanar suas dúvidas sobre plantio de eucaliptos. "Queremos fomentar o reflorestamento no Tocantins", afirma a engenheira florestal.

Sebastião Pelizari Junior, presidente do Ruraltins, vê o Reflorestar como uma oportunidade para debater o reflorestamento, o seqüestro de carbono, o carbono vegetal, e dessas demandas, surgirem políticas públicas condizentes com a realidade estadual e com foco na produção sustentável.

 

Programação

14h – Palestra "Diversidade genética de eucalipto para o Tocantins" (Celso Trindade, engenheiro florestal)

14h45 – Palestra "Transporte de produtos florestais pela Ferrovia Norte-Sul" (Vale)

15h30 – Palestra "Custos de produção florestal no Tocantins" (Erides Campos Antunes, engenheiro florestal)

16h50 – Palestra "Reposição florestal" (Luiz Eduardo Furiati Lopes, Siderúrgicas de Minas Gerais)

17h35 – Caso de Sucesso "Incremento de florestas, tecnologia e espécies aptas ao Tocantins" (Frederico Faria, engenheiro florestal da Sinobras Siderúrgica Norte Brasil)

18h20 – Palestra "Linhas de crédito para silvicultura (Samuel da Costa Neves, Banco da Amazônia; Getúlio Neri Palhano Júnior, Banco do Brasil)