Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na Capital, entre os dias 20 e 24 deste mês, o Levantamento de Índice de Infestação Predial de Aedes aegypti (LIRAa). O índice aceito pelo Ministério da Saúde (MS) para os municípios é de 1%. Em Palmas, o percentual ficou em apenas 0,72%, abaixo do preconizado pelo MS.

Foram inspecionados aproximadamente 2.500 imóveis, dentre os quais encontraram-se criadouros como lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátio, pneus, tanques, depósitos em obras, calhas, lajes em desníveis, piscinas não tratadas, cacos em muros e vasos com água.

LIRAa

O LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti, é um método simplificado de amostragem com o objetivo de facilitar a obtenção, pelos serviços de saúde, de informações de vital importância para o direcionamento das atividades de controle da dengue. Esse sistema fornece de maneira rápida e oportuna os Índices de Breteau e o Índice de Infestação Predial. Tais índices permitem ao gestor o direcionamento das ações de controle para as áreas apontadas como críticas e instrumenta a avaliação das atividades desenvolvidas, o que permitirá um melhor aproveitamento dos recursos humanos e dos materiais disponíveis.

 

Fonte: Ascop