Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O jornalista e escritor Zacarias Martins, lança no próximo dia 11 às 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, o livro "Histórias da História de Gurupi".

Na oportunidade será exibido o vídeo-documentário "Gurupi - 50 anos", produzido pelos acadêmicos do quinto e sétimo período do curso de Jornalismo e direção do professor Sandro de Oliveira.

O vídeo-documentário resgata a memória de Gurupi por meio de alguns membros importantes da sociedade gurupiense, que na maioria, foram pioneiros que chegaram aqui na região por volta da década de 50 ou 60. Eles falam de como era Gurupi quando aqui chegaram, da transformação da cidade e de suas expectativas para o futuro.

Também faz parte da programação a palestra "Novidades e não novidades na obra de Machado de Assis", com o professor Fabiano Donato, do Centro Universitário Unirg.

O evento integra a programação Cultural da Semana da Memória, que acontece de 10 a 13 de novembro, no Centro Cultural Mauro Cunha, em , em comemoração aos 50 anos de emancipação política da "Capital da Amizade".

Sobre o autor

Poeta, jornalista, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins (nome literário de Zacarias Gomes Martins), é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi, no Sul do Estado de Tocantins, desde 1983. Autor de seis livros individuais de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Tem ainda participação em dezenas de antologias literárias.

Militante no jornalismo, foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins (1989) e correspondente de vários jornais tocantinenses,, entre os quais, O Progresso (Araguaína), Diário Tocantinense (Palmas), O Jornal (Palmas), além do Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi, foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. É articulista do jornal Cocktail, tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo.

Trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Gurupi nas gestões dos prefeitos Tadeu Gonçalves e João Cruz. Atualmente é Assessor de Imprensa do Hospital de Regional de Gurupi, diretor da Regional Sul da Associação Tocantinense de Imprensa, integrante da Associação de Artes de Gurupi e fundador da Academia Gurupiense de Letras e da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins. É membro correspondente da Academia Imperatrizense de Letras.

Foi Diretor de Cultura de Gurupi na gestão do prefeito Jacinto Nunes da Silva. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura de Tocantins (1989-1990). Em 1990 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo eleito o seu primeiro presidente (1999-2000). Desde 1994 integra os quadros da Academia Brasileira de Jornalismo, tendo como patrono o jornalista Costa Rego.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

Tags: cultura, Gurupi, Unirg