Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) inicia nesta segunda-feira, 10, mutirão para atender as demandas de famílias assentadas nos municípios de Cristalândia, Crixás, Fátima, Monte do Carmo, Pium e Santa Rita. As atividades ocorrem até o sábado (15) e a expectativa é beneficiar quase 1.400 famílias assentadas nestas localidades.

O objetivo dos mutirões é agilizar o atendimento das solicitações dos trabalhadores rurais e promover discussões sobre as necessidades dos assentamentos nas áreas de infra-estrutura, produção e crédito rural. O atendimento será prestado nas Câmaras Municipais de Monte do Carmo e de Pium. Também serão programadas visitas aos projetos com o objetivo de prestar orientações às famílias.

Durante o evento, as famílias assentadas podem solicitar ao Incra emissão de documentos, declarações para benefícios previdenciários e regularizar sua situação cadastral. Os assentados são orientados, ainda, sobre o acesso aos programas e políticas de incentivo à agricultura familiar. Os trabalhadores rurais sem terra podem, também, fazer inscrição no Programa Nacional de Reforma Agrária.

Em Pium, as ações vão beneficiar as famílias assentadas em 13 projetos localizados no município e em Cristalândia, Crixás, Fátima e Santa Rita. O atendimento em Monte do Carmo assistirá mais de 440 famílias em nove assentamentos da reforma agrária.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra