Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Cia Paulista de Teatro - Labirinto das Sensações Cia Paulista de Teatro - Labirinto das Sensações

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e o Programa Estadual de DST/Aids oferecem para a população de Palmas, o Labirinto das Sensações, apresentação teatral interativa com a Companhia Paulista de Teatro, nesta sexta-feira, 21, a partir das 10:30 horas, no Palmas Shopping.

O Labirinto das Sensações é uma intervenção artística baseada em performances cênicas interativas, que proporciona aos espectadores e participantes, reflexões a respeito das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids.

Dentro do labirinto, após passar por uma fila enorme, animada pelos "mascotes" orientadores, o participante passa por experiências de tato, audição, visual e paladar, que confundem seus sentidos, com o intuito de mostrar que nem tudo que parece ser é, com alusão ao fato de que, os perigos de uma relação sexual podem estar em qualquer pessoa, fugindo aos nossos sentidos, portanto, não tem como "achar" e arriscar, sendo a prevenção a única saída.

O Labirinto das Sensações é o resultado da busca entre artistas e profissionais da saúde por uma abordagem diferenciada, dinâmica e atraente que trata assuntos sérios, de forma divertida e bem humorada.

Aids em Palmas

Em Palmas foram registrados, até 2008, 207 casos de Aids em adultos e quatro em crianças. A incidência teve um aumento mais significativo a partir do ano 2000, quando houve alternância de anos com picos de incidência.

Os números da razão de contaminados entre os sexos de 1998 a 2007 é de 1,8 homem para cada mulher. Porém, o primeiro caso de AIDS em mulheres, em Palmas, foi notificado em 1997.

A Aids no Brasil já alcançou quase cem por cento dos municípios brasileiros, estando presente na maioria dos municípios do Tocantins.

Atendimento DST/Aids na Rede Municipal de Saúde

O atendimento de prevenção e de tratamento das doenças sexualmente transmissíveis pode ser feito em qualquer uma das 33 Unidades de Saúde da Família ou através dos 43 Programas de Saúde da Família.

A capital conta com o Núcleo de Assistência Henfil que trata dos pacientes soropositivos em toda a fase de tratamento e de assistência da Aids. A equipe multidisciplinar do Núcleo de Assistência Henfil é composta de: Enfermagem, Clínica Médica, Infectologia, Urologia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Psicologia, Serviço Social, Nutrição e Farmácia. Hoje o Henfil tem quase 400 pacientes em acompanhamento, dos quais cerca de 170 pertencem a outros municípios do Tocantins, e também do Pará e Maranhão.

Palmas tem ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento CTA é um serviço cuja função é realizar ações de prevenção do HIV/aids e outras DST, através da realização do aconselhamento e da testagem para HIV, sífilis e Hepatite B, de forma sigilosa.

SAE

O Serviço de Assistência Especializada SAE é um serviço de referência que em Palmas funciona junto ao Núcleo de Assistência Henfil, e é responsável pelo tratamento e acompanhamento das Pessoas Vivendo com HIV e aids. Conta com uma equipe multiprofissional composta por equipe médica, de enfermagem, farmacêuticos, nutricionista, assistente social e psicóloga. Sua função é prestar atendimento integral e humanizado às PVHA.

Semus faz prevenção contra Aids/DST em feiras livres

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realiza a partir desta quinta-feira, 20 até 30 de novembro uma série de atividades e prestação de serviço à comunidade em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

De forma itinerante, as ações preventivas e educativas iniciam nesta quinta, feira, 20, na Feira da Quadra1106 Sul, das 17 às 21 horas, quando técnicos do Núcleo de Assistência Henfil, do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vão divulgar à comunidade os serviços prestados pela Semus, como forma de prevenção da infecção pelo HIV/aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Um estande com folders, cartazes, folhetos, porta-documentos e outros brindes será montado para basear as ações: "é importante que a comunidade saiba dos modos de prevenção e que toda a rede municipal de saúde de Palmas faz de forma eficiente, rápida e gratuita, os exames e testes do HIV-aids e DST, sífilis e hepatite B", argumenta a enfermeira Luiza Cândida de Oliveira, Coordenadora do Núcleo Henfil da Semus.

Programa

20 de novembro – 17 às 21h – Feira da 1106 Sul;

22 de novembro - 17 às 21h – Feira da 303 Norte;

23 de novembro – 17 às 21h – Feira do Bosque;

28 de novembro – 17 às 21h – Feira da 304 Sul;

30 de novembro – 07 às 11h – Feira do Aureny I.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus