Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Acontece nesta sexta-feira, 28, no auditório do Sebrae, a partir das 20 horas, a 1ª Mostra de Moda do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). O evento busca valorizar o segmento das confecções, por meio da divulgação dos produtos desenvolvidos pelas empresas assistidas pelo programa, com o objetivo de torná-las mais competitivas, capacitando-as e estimulando-as a buscar soluções em inovação e tecnologia.

O desfile contará com a participação de modelos profissionais da agência Class de Palmas. As peças que serão apresentadas foram criadas pela designer de moda Patrícia Fregonesi, a qual pesquisou tendências de moda e junto com os proprietários e funcionários das empresas, aperfeiçoaram as coleções que serão mostradas no evento.

Atualmente, o projeto de confecção tem a participação de 21 pequenas indústrias de confecção, 19 em Palmas e 2 em Paraíso. Elas receberam aproximadamente 640 horas de consultoria, além de capacitação em gestão financeira, gestão de pessoas, produção, padronização de processos e produtos e atendimento a clientes.

A mostra terá a presença de donos de lojas, fornecedores, gestores do projeto e representantes das instituições parceiras. Para a diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, empresas mais capacitadas e trabalhando em conjunto estão mais preparadas para enfrentar as exigências do mercado. “O Sebrae busca fortalecer esse seguimento levando em conta o grande potencial do Tocantins no setor de confecção. Nosso objetivo é melhorar a gestão, proporcionando métodos inovadores e desenvolvimento tecnológico para esses empreendimentos, levando-os a se estabelecerem de forma sólida”, comenta.

Procompi

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) é resultante de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Seu foco estratégico é a atuação nos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

No Tocantins o projeto é desenvolvido numa parceria entre Sebrae/TO e Fieto. Por meio do Programa foram alcançados a melhoria na produtividade, o aumento em 10% nas vendas das empresas participantes desde a sua implantação em abril de 2007 e visa aumentar mais 10% até dezembro de 2008.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae