Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Os computadores já fazem parte da vida das pessoas - sejam desktops ou notebooks, novos ou velhos, sempre há um espaço especial reservado a eles em salas, quartos ou escritórios nas residências em que estão presentes.

Mas características técnicas, acúmulo de poeira nas partes internas, temperatura ambiente alta e outros fatores podem deixar o computador barulhento.

Para manter a harmonia dos computadores com seus usuários (e outros membros de sua casa), o UOL Tecnologia preparou esse guia para deixar o computador mais silencioso gastando pouco (ou nenhum) dinheiro. Confira!

O que faz barulho no PC?

Em um computador, existem poucas peças que podem provocar ruídos, geralmente associadas à refrigeração. Coolers, fontes, disco rígido e desencaixes no gabinete são as causas mais comuns de ruídos. O barulho nunca deve ser mais alto do que o som de uma pessoa falando baixo.

Onde ficam essas peças?

O funcionamento normal de um computador faz com que ele produza calor, e, assim como qualquer outro equipamento, usar toda sua capacidade faz com que ele esquente mais. Essas variações de temperatura são normais e previstas no projeto de todos componentes que fazem parte da máquina, que usa dissipadores e ventoinhas (conhecidas no mercado como coolers) para se resfriar.

Nos projetos dos gabinetes são previstas entradas e saídas de ar, e, por isso, é fundamental deixar o computador em um local arejado. Todos os lados devem ter pelo menos 5cm de distância de paredes e armários. É importante também evitar que qualquer objeto obstrua as entradas e saídas de ar.

Quando a temperatura do computador aumenta, os coolers entram em ação. Com a aparência de pequenos ventiladores, eles ficam ligados em todo momento que a máquina está em funcionamento e em situações excepcionais eles funcionam numa velocidade maior. Via de regra, quanto mais rápido os coolers funcionam, mais barulho produzem. É por isso que alguns computadores parecem mais barulhentos em dias quentes, por exemplo.

Se sua máquina "respirar" com facilidade, a circulação de ar dentro dela acontecerá de maneira mais eficiente e os coolers serão menos requisitados, gerando menos barulho.

Limpeza é fundamental

Apesar da circulação de ar ser benéfica para sua máquina, ela tem um pequeno efeito colateral: o acúmulo de poeira em seu interior. E é exatamente a sujeira que pode prejudicar a ventilação do PC e aumentar o esforço que os coolers fazem para funcionar, fazendo com que a máquina gere mais ruído.

Abrir seu gabinete é simples e pede ferramentas comuns. Usando uma chave de fenda ou Philips, procure pelos parafusos que ficam em sua parte de trás, e abra-os. Saiba como limpar o PC.

Dentro da máquina, confira o estado dos coolers, e limpe-os com um bastonete de algodão seco ou um pano macio enrolado em um dos dedos. Para tirar a poeira das placas e outros componentes, prefira um jato de ar comprimido - uma solução caseira é usar um secador de cabelos. Procure limpar os computadores em um ambiente externo e não dentro de casa, já que a quantidade de poeira espalhada pelo ar (e pelo chão) será grande.

Como o gabinete gera barulho?

Geralmente feitos em metal, os gabinetes podem ser uma grande fonte de ruídos. Com o tempo, a variação de temperatura da máquina pode deixar os parafusos frouxos, o que, junto a ocasional vibração gerada por coolers empoeirados, pode se tornar uma fonte de barulhos. Com um chave de fenda, confira o aperto de todos os parafusos da máquina.

Troca de componentes

Muitas vezes, a limpeza dos componentes do computador não é suficiente para diminuir o barulho. Uma das soluções mais simples (e econômicas) é providenciar a troca do cooler de sua máquina, o que pode ser feito em casa.

Cada modelo de processador tem um cooler específico para suas necessidades. Para saber o chip que equipa seu PC, no Windows, procure pelo ícone "Meu computador", clique com o botão direito e vá em "propriedades". Com esses dados em mão, vá a uma loja e peça por um modelo que faça pouco barulho. Saiba trocar o cooler.

O cooler é uma ventoinha que fica em cima de uma peça composta por várias pequenas placas de metal, o dissipador. Com o computador aberto e desligado, procure pelos parafusos que ficam em suas extremidades.

Depois de soltá-los, note que um fio sai da ventoinha e fica ligado a sua placa-mãe. Ele é o responsável pelo abastecimento de energia do cooler. O último componente que você deve desligar do cooler antigo é o abastecimento de energia. Solte-o por último, delicadamente, e memorize sua localização.

Imediatamente, instale o novo cooler. O primeiro passo é ligar seu cabo de energia na placa-mãe. Feito isso, parafuse-o no dissipador, na mesma posição que estava o antigo, e pronto. Antes de remontar o gabinete, ligue a máquina e confira se o novo cooler está funcionando. Se não, desligue o computador imediatamente e verifique a instalação de seu cabo de energia na placa mãe.

Outros componentes também interferem no barulho?

Discos rígidos e fontes de energia também podem provocar ruídos, mas nos dois casos, a única solução é a substituição do componente.

As fontes de energia também têm ventoinhas internas que provocam ruídos. Se ela for a aniquiladora de seu silêncio, é bom verificar a necessidade de instalar uma fonte de maior potência, que resista mais a maiores demandas por energia sem aquecer demais.

Apesar de ser a peça menos barulhenta das descritas aqui, os discos rígidos costumam produzir ruídos quando são acessados com freqüência e estiverem no final de sua vida útil. Caso a escolha seja por sua substituição, não se esqueça de fazer o backup de todos os seus dados.

Em computadores de alto desempenho, é comum que placas de vídeo ou discos rígidos tenham seu próprio sistema de ventilação, o que com o tempo também pode gerar mais barulho.

Fonte: UOL Tecnologia