Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O projeto “Mega Leitura” percorreu, durante o ano de 2008, dez cidades do Tocantins. Desenvolvido pelo escritor Paulo Correa de Oliveira, 65 anos, o projeto tem o objetivo de oferecer livros de conteúdos selecionados voltados para a educação ambiental; valorização da família e fomentação a leitura crítica de forma descontraída e envolvente.

A idéia é atrair os não leitores para o ciclo da leitura crítica através de sorteio de brindes, que podem variar desde uma caixa de bombons até, em uma segunda etapa do projeto, um automóvel zero quilômetro. Por enquanto, os brindes ainda são pequenos.

Com a iniciativa, segundo o autor, é possível fomentar a literatura, incentivar a leitura crítica, divulgar e comercializar as obras voltadas para a educação ambiental, a valorização da família, e a elevação moral cultural e espiritual do homem, apoiando novos autores que enquadrarem nessa linha de pensamento.

Para o projeto, foi criado um texto formando um pequeno livro ilustrado intitulado “Diário de um Livro” com 36 páginas que o leitor poderá ler em pouco mais de meia hora. Nas cidades nas quais aconteceram as sessões do evento, foram convidadas escolas, poder público, comércio, igrejas e comunidade em geral.

Os participantes lêem o livreto “Diário de um livro” e, no final, escrevem no próprio livro, no espaço reservado para o leitor. Além dos dados pessoais, os participantes fazem um comentário sobre o texto. Cada livro tem espaço reservado para 12 leitores. Assim, cada exemplar participa de 12 eventos. Depois de repleto, o livro será doado para bibliotecas públicas e escolas ou que tenham participado de alguma mostra do “Mega Leitura”.

Até agora, o projeto já aconteceu nas cidades de Taguatinga, Almas, Boa Vista do Belém, Campo Alegre, Conceição, Dianopólis, Natividade, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus e Santa Rosa, reunindo 2 mil participantes. Os quais, segundo o organizador, demonstraram muito entusiasmo. Alguns livros do autor do projeto, que escreva obras com relação à natureza e a espiritualidades, foram comercializados durante as sessões.

A próxima realização do evento ainda não tem data marcada. “Os livros publicados por Paulo Correia de Oliveira são: “A Natureza Falando de Deus,” Contos que Ficam Fábulas que Voltam”, "A Pedra que Queria Voar", "Entrevistando as Cores" e "Fantasias de Anjos".

Por enquanto, os eventos foram realizados com recursos próprios e com a colaboração de alguns comerciantes, que doaram blindes.

 

(Arlete Santos dos Santos)