Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Uma ampla mobilização para reduzir o crescente número de acidentes no trânsito do Estado, especialmente em Palmas, foi anunciada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), na sessão desta quinta-feira, dia 4. A campanha, com o mote de “Tolerância Zero no Trânsito”, deve acontecer a partir do mês de janeiro de 2009, com ações que incluem mobilização popular nas ruas, palestras educativas, blitzen preventivas e distribuição de material educativo.

“Todo o Parlamento vai estar mobilizado, deputados e servidores. Vamos envolver instituições e todos os segmentos da sociedade organizada nessas ações. A situação do nosso trânsito é alarmante e já atingiu o estado de calamidade pública. Precisamos enfrentar o problema com todo o rigor”, alertou Gaguim.

A proposta da Assembléia tem como base um requerimento do deputado Paulo Roberto (DEM) que solicitou ao Governo do Estado providências urgentes nas ruas da Capital, tendo em vista uma pesquisa que o parlamentar realizou, revelando dados assustadores da situação em Palmas.

“Temos uma cidade nova, com ruas largas, mas que registra diariamente um número exagerado de acidentes e a grande maioria das vítimas são nossos jovens, que perdem a vida ou ficam mutilados. É uma situação que precisa de atenção especial de todos os órgãos de segurança pública, os poderes públicos e a sociedade”, argumentou o democrata.

Ele afirmou também que o atendimento de urgência dos hospitais ocupam o tempo dos médicos e os leitos disponíveis, comprometendo o atendimento dos demais pacientes e fez um comparativo com a tragédia catarinense. “A capital registra acidentes, em um mês, que se comparam ao número de vítimas fatais da catástrofe que aconteceu em Santa Catarina”, alerta.

Já o deputado Stalin Bucar (PSDB) acrescentou que a questão já fugiu do controle. “É necessário uma ação conjunta urgente das autoridades para amenizar este problema tão sério. Uma cidade jovem, com uma população jovem não pode ser reconhecida nacionalmente como a capital da morte em trânsito”.

Fonte: Dicom/A.L