Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura Municipal de Palmas, em parceria com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), entrega nesta quarta-feira, 10, mais 170 casas do Programa Habitacional Construindo Juntos. O evento será realizado às 8h30, na quadra 1306 Sul. O Programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, os governos Estadual e Federal, o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) e a Indústria de Cimento Portland (ABCP).

Ao todo o Construindo juntos beneficiará 1.176 famílias, sendo que já foram entregue mais de 400 casas, as primeiras em outubro de 2007. De acordo com o gerente de programas habitacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Lúcio Cavalcante, o Construindo Juntos é voltado ao atendimento de necessidades da população de baixa renda, organizada por cooperativas ou por associações com fins habitacionais, visando à produção de novas residências por meio da "autogestão" e do "mutirão".

No Construindo Juntos, os recursos para a construção de moradias são do Estado e do Governo Federal. A Prefeitura de Palmas participa com infra-estrutura da quadra e o gerenciamento técnico e a ABCP com o projeto da casa. Já o MNLM selecionou as famílias e coordena o mutirão.

Um dos diferenciais do Construindo Juntos é a parceria entre poder público e sociedade civil organizada na realização do Programa Habitacional, principalmente a forma democrática e organizada desta parceria que envolve as famílias beneficiadas na construção das moradias em sistema de mutirão, que proporciona, além do benefício da casa própria, a capacitação profissional no setor da construção civil.

Fonte: Ascop