Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

Com uma expressiva participação de gestores, artistas e produtores culturais teve início, na manhã da segunda-feita, 8, no auditório do IEL, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O evento, que já percorreu cinco capitais da Região Norte, é uma realização do Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, e da Fundação Cultural do Estado, com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Banco da Amazônia (BASA).

Estavam presentes na solenidade de abertura, o presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, a superintendente regional do BASA - Bando da Amazônia, Marisa Helena Miranda Maracaipe, a representante do Ministério da Cultura, Telma Tavares, o representante do SESI - TO, João Roberto Bramicio e o consultor em Gestão Cultural do SESI Nacional, Rogério Carnasciali. Após a abertura, o evento prosseguiu com a palestra "Políticas Públicas de Cultura no Brasil", onde a representante da Fundação Casa Rui Barbosa, ligada ao Minc, Lia Calabre, fez um histórico das políticas culturais praticadas no país.

O Programa tem como finalidade qualificar gestores e agentes culturais e atualizá-los sobre os instrumentos públicos de financiamento da cultura, como a lei Rouanet (Lei nº 8.313/91); divulgar ações de financiamento e crédito voltadas para o setor cultural; e orientar os empreendedores culturais - pessoas físicas e jurídicas - quanto ao processo de crédito, facilitando o acesso às linhas oferecidas pelas instituições financeiras que atuam em parceria com o MinC.

Em seu pronunciamento a superintendente regional do BASA, Marisa Helena Maracaípe, lembrou das dificuldades de aprovação de projetos em virtude do despreparo de gestores e produtores culturais na sua formatação. "Esse treinamento é necessário para uma melhor qualificação dos projetos da região, facilitando assim a sua aprovação", explica.

"É preciso capacitar gestores e produtores culturais para mostrar que o Norte tem grande capacidade para desenvolver grandes projetos culturais", é o que afirmou em seu pronunciamento a representante do Minc, Telma Tavares. Segundo ela, o Norte é bastante prejudicado, principalmente por estar distante do Ministério da Cultura, e que ações como essas (programas de capacitação), contribuem para tirar a região do ostracismo.

O evento prosseguirá até quarta-feira, 10, com oficinas e palestras, no IEL, situado no prédio da FIETO, 104 Sul, Rua SE 03, Lote 29.

Ações da FCT

Em seu pronunciamento, o presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, destacou a parceria com o Ministério da Cultura que resultou em importantes ações no Estado como o programa de capacitação. Ressaltou também, as ações da instituição em prol da cultura tocantinense. "A cultura no Tocantins é tratada de forma diferente, onde se busca beneficiar o coletivo, respeitando sempre a grande diversidade existente no Estado", afirma.

Júlio César destacou conquistas, como a ampliação da sede da FCT, onde será criada mais uma galeria para exposições permanentes beneficiando as artes plásticas e visuais e a ampliação da loja de artesanato. Outro destaque para cultura local, segundo Júlio César, foram as conquistas de verbas para a reforma do antigo prédio da Assembléia Legislativa do Estado, que futuramente irá dar lugar a um grande Centro de Cultura e para restauração do Museu Histórico do Tocantins- Palacinho.

Outra boa notícia dada pelo presidente da FCT, que foi bem recebida pelos artistas cênicos e produtores culturais, foi a elaboração do edital voltado para o setor, onde deverão ser alocados pelo menos 300 mil reais para o certame que visa incentivar a montagem e circulação de espetáculos de teatro e dança e montagem de espetáculos circenses.

Programação

09/12- terça-feira

Manhã (08:30 às 12:30)

08h30 - Políticas e Programas do Banco da Amazônia para apoio à Cultura (Banco da Amazônia )

MÓDULO III - GESTÃO EMPREENDEDORA

9h15 - O desafio de elaborar e viabilizar projetos culturais (Consultoria SESI – Rogério Carnasciali)

10h15- Intervalo

10h30 - O desafio de elaborar e viabilizar projetos culturais (Consultoria SESI – Rogério Carnasciali)

12h30 - Intervalo para o almoço

Tarde (14:00 às 18:00)

14h00 - Gestão empreendedora (Consultoria MinC - Instituto POLIS)

16h00 - Intervalo

16h15 - Gestão empreendedora (continuação)

18h00 - Encerramento

10/12- Quarta-feira

Manhã (08:30 às 12:30)

MÓDULO IV - OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

08h30 - Apresentação e início da dinâmica do trabalho (Consultoria MinC - Instituto POLIS)

10h15 - Intervalo

10h30 - Oficina

12h30 - Intervalo para o almoço

Tarde (14:00 às 18:00)

14h00 - Oficina

18h00 - Encerramento

 

Fonte: Fundação Cultural