Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ises Oliveira

A Comissão Especial de Visita à Região Sudeste para Combate à Estiagem Prolongada realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira, dia 10. O objetivo foi elaborar uma pauta de discussão dos assuntos que serão tratados na reunião desta quinta-feira, 11, na cidade de Arraias, que sediará o evento. Os deputados Stalin Bucar (PSDB), presidente, Paulo Roberto (DEM), vice-presidente, José Viana (PSC), Cacildo Vasconcelos (PP) e Marcelo Lelis (PV) estarão acompanhados de servidores da Assembléia, técnicos de órgãos governamentais e instituições ligadas ao setor, além de prefeitos e lideranças locais.

A reunião contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Costa Pedreira, que fez uma explanação sobre o tema. Ele disse que o problema da escassez de água na região Sudeste não é por falta de chuva, mas, sim, devido à deficiência no aproveitamento dos recursos hídricos da região.

Para tanto, ele defendeu a perenização dos rios, ou seja, mais investimentos em obras para aproveitar as águas das chuvas e o potencial hídrico da região. “O governo já faz o atendimento emergencial com carros-pipa e os serviços com máquinas hidráulicas em 11 municípios. Quanto às obras que requerem altos investimentos, como a construção de barragens, temos projetos junto ao Banco Mundial para captação recursos”, afirmou Anízio.

O diretor de planejamento do Naturatins, Raul Rodrigues, acompanhado do diretor de recursos hídricos do órgão, Ricardo Ricanato, apresentou informações sobre o ciclo e o uso múltiplo das águas, demonstrando os motivos das estiagem, com apresentação de gráficos e dados comparativos sobre precipitação da água e sua distribuição na natureza.

Ao final, o deputado José Viana demonstrou preocupação quanto às soluções para amenizar a situação. “Não consegui perceber soluções para os problemas mais imediatos de quem enfrenta todos os anos a seca. Precisamos dar respostas mais concretas para a população”, alertou.

Em resposta, o presidente da comissão, deputado Stalin Bucar (PSDB), alertou que a visita à região visa exatamente ouvir as pessoas impactadas e os técnicos. “Estamos em busca dessas soluções. Com a comissão, deixamos os discursos de lado para buscar soluções concretas, a fim de munir o governo de informações e sugestões que venham amenizar, em curto tempo, o problema”, concluiu.

Fonte: Dicom/A.L