Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os nove Estados da Amazônia Legal, incluindo o Tocantins, passam a contar com a Bionorte – Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. A portaria que institui a Rede foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 9. A criação foi oficializada com um encontro entre o Ministro da Ciência e Tecnologia - MCT, Sérgio Rezende, secretários e diretores para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Amazônia Legal, entre eles, Osmar Nina Garcia Neto do Tocantins. O encontro aconteceu no Ministério da Ciência e Tecnologia em Brasília-DF.

O ministro Sérgio Rezende disse que o Brasil está consolidando o Sistema Nacional de C&T, graças aos programas executados em parceria entre o Governo Federal e os Estados, citando como exemplo a Bionorte.

Já o secretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Osmar Nina Garcia Neto, considera a Bionorte como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da Amazônia Legal pois os Estados da região estarão integrados realizando estudos científicos em Rede.

Osmar Nina ainda acrescentou a importância do Consecti - Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação para criar a Bionorte. “Os esforços para implantar a Rede começaram no início do ano em Palmas onde realizamos um fórum do Conselho”, destacou Osmar que também é diretor do Consecti na região Norte.

Outra função da Rede recém criada é promover a formação de doutores em cursos a serem autorizados pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O foco será a biodiversidade e a biotecnologia, com isso será possível formar mão-de-obra específica para em fitoterápicos e fármacos, além de outros.

Os recursos da Rede serão captados no MCT e nos Estados participantes. As Secretarias Estaduais de C&T, Fundações de Amparo à Pesquisa, Unidades de Pesquisa e as Organizações Sociais vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia deverão apoiar a Rede no desenvolvimento das atividades, conforme prevê a portaria da Bionorte.

A Bionorte será dirigida por um Conselho Diretor, gerenciada por um Coordenador-Executivo e assessorada por um Comitê Científico. Integram o Conselho Diretor representantes dos ministérios de C&T e do Desenvolvimento, do Consecti, do Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, de Instituições de ensino e pesquisa, do setor empresarial da Amazônia Legal, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do grupo Norte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência e Tecnologia