Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação jjLeandro pesquisando para o livro  Babaçulândia jjLeandro pesquisando para o livro Babaçulândia

O jornalista e escritor José Leandro Bezerra Júnior - jjLeandro - lança sexta-feira, 12, às 20 h, em Babaçulândia, o livro Babaçulândia – Dos tempos de Coco aos dias de Agimiro Costa. A obra, que consumiu dois anos de pesquisas no município e até em outros estados, é um estudo histórico sobre a ocupação da área e posterior surgimento da cidade norte tocantinense.

Segundo jjLeandro, quando iniciou as pesquisas não suspeitava que existisse uma rica e linda história para contar. “O que me deixou impressionado foi o rico histórico da ocupação da área, marginal ao rio Tocantins, que remonta às primeiras quatro décadas do século XIX. Isso é comum às outras cidades à beira do grande rio”, relata.

“O apoio da população de Babaçulândia e do prefeito Agimiro Costa foi fundamental para a realização deste trabalho”, afirmou o autor, que descobriu inclusive os descendentes de Henrique Brito, que em 1926 fundou o povoado Coco, nome anterior de Babaçulândia, e que na década de 1950 havia migrado com a família para Tocantínia.

“Estou satisfeito com o livro, pois as pesquisas permitiram a conservação da história de Babaçulândia. Até esse trabalho, a história da cidade era sustentada apenas na oralidade, correndo riscos de esquecimento e deturpação”, afirmou jjLeandro.