Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Geraldo Magela

Foto: Geraldo Magela

Os senadores aprovaram nesta terça-feira, 16, a indicação do ex-senador José Jorge para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele ocupará a vaga do ministro aposentado e ex-senador Guilherme Palmeira. Foram 41 votos para José Jorge, 34 para o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), com quem José Jorge disputou a indicação, e um voto nulo.

Como senador, José Jorge foi relator da reforma do Judiciário. Ele foi também ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso e atualmente é diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB). A indicação segue para análise da Câmara dos Deputados.

José Jorge nasceu em Recife (PE) em 1944. É formado em Engenharia Mecânica e Economia, mestre em Ciências e tem pós-graduação em Estatística pela Universidade de Madri (Espanha). Já foi professor, deputado federal, presidente e vice-presidente do extinto PFL, secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, e candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin nas eleições de 2006, entre outros cargos.

Ao saudar a vitória de José Jorge, Leomar Quintanilha classificou a disputa de democrática e desejou "sucesso e êxito" para o indicado. Vários outros senadores também elogiaram o caráter democrático da disputa e desejaram boa sorte a José Jorge, além de destacarem qualidades de Quintanilha.

Fonte: Agência Senado