Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A denúncia sobre envenenamento de botos que estariam cortando as redes de pesca e impedindo a captura de peixes no rio Araguaia, próximo ao município de Bernardo Sayão, provocou a realização imediata da “Operação Tolerância Zero”. A operação teve início na noite desta terça-feira, 13, pela unidade do órgão de Arapoema e encerra nesta quarta-feira, 14.

Como resultado da operação, que também contou com o apoio da Policia Militar, os fiscais conseguiram apreender 2.850 metros de rede malhadeira, 300 quilos de pescado, oito caixas de isopor, um motor rabeta e uma canoa. Os infratores fugiram do local, não sendo possível, portanto, a aplicação das penalidades previstas em lei.

Para o gerente da Regional, Iroilton dos Santos Júnior, “a falta de respeito tanto aos animais quanto ao período de reprodução dos peixes, na piracema, tropeçam em atitudes de pessoas preocupadas com a preservação da natureza”, enfatizou.

Finalizada a operação, o pescado foi doado ainda nesta manhã aos moradores dos setores Cristal I e II, à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e à Secretaria de Assistência Social de Arapoema.

Fonte: Secom