Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A Associação Amigos do Bem do Tocantins, formada por profissionais de saúde em diversas áreas, oferece, gratuitamente, aos feirantes e visitantes do Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante (Feira da 304 Sul) serviços para prevenção e diagnósticos de doenças. Serão oferecidos, nesta sexta-feira, 23, medição da pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável, atividades físicas e ainda primeiros-socorros. Os atendimentos acontecem todas às sextas-feiras, no período noturno.

Os serviços no local acontecem graças à parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que sede o espaço e parte da logística para que profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia e medicina forneçam informações para a "promoção da saúde e prevenção de doenças", e ainda atenda à população com pequenos serviços no próprio local. Nos últimos atendimentos, na Feira da 304 Sul, foi possível identificar, inclusive, problemas de saúde em feirantes e visitantes que desconheciam por completo suas situações clínicas.

De acordo com o presidente da Associação Amigos do Bem, Cícero Guimarães, a proposta do grupo é combater diretamente um dos maiores males da saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade. A associação, sem fins lucrativos, é formada por 1.252 profissionais, e também presta orientações aos praticantes de caminhada, no Parque Cesamar, todos os dias a partir das 18h.

Fonte: Ascop