Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Palmas contará com um Núcleo para a realização de ações de educação ambiental. Os equipamentos para o Núcleo, que será instalado na diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação – Sedumah serão doados pela Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins – Saneatins, em razão da compensação ambiental pela transposição da Estação de Tratamento de Esgoto Brejo Comprido.

Além dos equipamentos, também serão doadas 10 mil mudas de árvores frutíferas. De acordo com o gerente de licenciamento ambiental da Sedumah, Suarton Fernandes, as compensações ambientais ocorrem em razão da transposição da estação de tratamento de esgoto Brejo Comprido, localizada entre as quadras 103 e 105 Sul, para a estação de tratamento de esgoto Vila União, localizada na Área Pública Municipal – APM da quadra 109 Norte, o que deverá evitar o mal cheiro em área residencial, como ocorre atualmente.

Ainda segundo o gerente, a Saneatins realizou todos os procedimentos de licenciamento ambiental para a transposição da estação de tratamento de esgoto, sendo que a compensação ocorre por causa da utilização da Área Pública Municipal. Já a doação de mudas de árvores será realizada pela necessidade de desmatamento de área na quadra 105 Sul, destinada à construção de uma rua para acesso à nova estação de tratamento.

Equipamentos

A Sedumah receberá um datashow, um telão para projeção de imagens, uma TV de 29 polegadas, dois aparelhos de ar condicionado tipo split, uma máquina fotográfica digital e 50 cadeiras para auditório. Os equipamentos serão instalados no Núcleo de Educação Ambiental da Sedumah, que deverá estar pronto até março próximo.

Já as dez mil mudas de árvores frutíferas serão utilizadas nas ações do programa Palmas Verde Mais Florida, que realiza ações de arborização na Capital.

 

Fonte: Ascop