Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O programa Vendas em Balcão, coordenado pela Conab, atendeu em 2008 cerca de 678 pequenos produtores de mais de 40 municípios tocantinenses. Eles foram beneficiados com a venda de 381 toneladas de milho, comercializado pela estatal com preços compatíveis com o mercado local. No estado, o valor encontra-se em torno de R$ 0,45 o quilo.

O objetivo do programa é apoiar criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte. No caso do apoio por meio do milho, cada produtor pode adquirir, mensalmente, até 14 toneladas do grão para as regiões Norte e Nordeste e 27 toneladas para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Outros produtos atendidos pelo Programa Vendas em Balcão são: o arroz em casca, com o máximo de 100 toneladas/mês, por produtor, a castanha de cajú, 10 toneladas/mês, por produtor, o trigo, 50 toneladas/mês, por produtor e sacarias, mil unidades/mês, por produtor.

Para participar é preciso cadastrar-se na estatal ou adquirir o produto por meio de uma cooperativa rural, que também precisa constar da lista de inscritos. Atualmente, mais de 880 toneladas do grão estão armazenados na unidade de Araguaína, para atender esse público.

Para o gerente da Unidade Armazenadora nesta cidade, Luis Mourão da Silva, o propósito do Vendas em Balcão é ajudar o pequeno criador no momento de alta do produto. “Estes têm dificuldade de participar dos mecanismos de compra nas bolsas de mercadorias”, explica Mourão.

Delfim Francisco da Conceição, no município de Bandeirantes, é um dos produtores atendidos. Ele mantém cadastro com a Conab desde 2004 e compra cerca de 8 toneladas de milho por mês. Quando começou, o volume era de apenas duas toneladas. “Com o preço mais barato, consigo manter minha criação de aves e de suínos, além de vacas leiteiras”, adianta.

Fonte: Conab