Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Sob o comando da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, segmentos organizados da sociedade, como líderes comunitários, religiosos e estudantes promovem uma passeata, seguida de um mutirão de limpeza e combate à dengue, nos dias 10, 11,12 e 13 de fevereiro, das 8h às 12h, no Jardim Aureny III.

A manifestação, que acontece nesta terça-feira, 10, na Avenida Araguaia, vai envolver agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF), "Nosso Sonho e Liberdade", agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alunos das escolas Liberdade e Rosemir, além de igrejas evangélicas. "É de fundamental importância a participação dos segmentos organizados da sociedade na prevenção e combate à dengue. Essa integração comunidade e prefeitura vem, a cada temporada, unindo forças através desses mutirões", enfatiza o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Bonilha.

Manejo Ambiental

Serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas e do mosquito Aedes Aegypti, além de distribuição de material educativo e orientação dos moradores quanto à importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

O objetivo da Semus é realizar inspeções domiciliares em todos os 5.750 imóveis do bairro. Nas casas que estiverem fechadas, será deixado um comunicado, para que o morador faça o agendamento para vistoria posterior.

As ações são intensificadas como uma medida preventiva, devido ao período chuvoso, propício ao aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.

Raio X

Levantamentos de técnicos do CCZ revelam que, no Jardim Aureny III, o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 1.13%; 88% dos focos positivos de dengue estão dentro das residências, classificados como tipo B, focos móveis (garrafas, vasilhames para tratamento de cães) e como tipos A1, caixa d'água elevada e A2, água para consumo no solo (baldes, galões). O IIP tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Em Palmas, no mês de janeiro foram notificados 270 casos de dengue, 75% a menos que no mesmo período de 2008, quando ocorreram 1045 notificações da doença.

Fonte: Assessoria de imprensa Semus