Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Ecológica, através do Projeto Gestão Ambiental do Setor Cerâmico, realiza no Estado do Tocantins em Palmas -TO e Porto Nacional, entre os dias 12 e 13 de março de2009, o “I Dia de Campo sobre Capim Elefante e Alternativas de Queima Sustentável”. O evento, considerado como o primeiro da região norte e centro-oeste do país, apresentará discussões em torno do uso do capim-elefante como uma matéria-prima sustentável de queima em indústrias.

Entre a programação prevista para o evento serão realizadas demonstrações e etapas de cultivo desta espécie, as potencialidades de queima do capim como biomassa alternativa e sustentável, mostra de uma vitrine tecnológica com maquinários do processo de queima e replicação do modelo para outras regiões do país.

A programação do dia 12 que corresponde às palestras do evento, acontecerá no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins) das 14 às 18:00 horas. A parte prática de campo do evento será realizada no dia 13 das 09 às 17 horas na Fazenda Santa Rosa e na Cerâmica Porto Real, situadas no município de Porto Nacional -TO.

Durante o evento haverá um espaço aberto para expositores de maquinários e tecnologias como movimentadores, queimadores e secadores de capim, colheitadeiras e implementos agrícolas voltados para indústrias.

O público esperado para o Dia de Campo envolve empresários de indústrias, pesquisadores, expositores, estudantes, parceiros institucionais, produtores rurais e Ong’s ambientais.

São parceiros na realização deste evento a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), o Sebrae Tocantins, o Sindicato das Indústrias Ceramistas Regional (Sindicer -TO), a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai-TO), a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro-TO), a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (Sic-TO), a Superintendência Regional do Banco do Brasil e a Universidade do Tocantins (Unitins).

A Tecnologia de Queima

A Inovação das pesquisas com o capim elefante é resultado de estudos da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ),em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

Há mais de 10 anos estas instituições estudam esta variedade de capim com finalidades energéticas.O capim-elefante é muito parecido com a cana-de-açúcar e rico em fibras, tem alto potencial para uso como fonte direta de energia renovável (combustível alternativo) e para a produção de carvão vegetal. A produção deste capim pode alcançar até 40 toneladas de biomassa seca por hectare, em um ano e possui um alto poder calorífico que alcança cerca de 4.600 Kcal/Kg.

A variedade apresenta características dominantes de alta produção de biomassa com o uso mínimo de fertilizante nitrogenado e que ainda pode ser utilizado para a alimentação animal.

Os estudos do uso do capim-elefante em indústrias apontam a utilização desta biomassa como uma tecnologia alternativa de queima, que substitui fontes não renováveis de energia por fontes renováveis, a exemplo da lenha nativa que pode deixar de ser queimada pelo setor. Neste sentido, o Instituto Ecológica promove o evento com o objetivo de disseminar práticas sustentáveis que utilizem combustíveis alternativos de queima (novas biomassas), visando a difusão de ações que preservem o meio ambiente, beneficie o clima e contribuam na busca pela sustentabilidade.

Programação

Dia 12 de Março – Horário: 14:00 – 19:00h

Local: Auditório da Unitins – Palmas-TO:

13:30 – Saída dos Hotéis para o Auditório da Unitins;

14:00 – Credenciamento;

14:30 - Abertura Oficial;

15:00 - Oportunidades de Negócios Sustentáveis com Créditos de Carbono – Stefano Merlin (Presidente do Instituto Ecológica);

16:00 - Queima Sustentável: Mudar para Sobreviver – Clecivaldo Ribeiro (Consultor Instituto Ecológica);

16:30 - Queima Vantagens Econômicas e Ambientais com o Capim Elefante – Antônio Cubano Rissone (Processos e Sistemas - SP);

17:30 – Energia do Capim Elefante e Indústria Cerâmica Vermelha: Problemas e Soluções – Vicente Mazarella (Coordenador Geral de Projetos do Instituto de Pesquisas Tecnológica IPTSP);

18:30 - Linhas de Crédito – Marco Antônio Passos (Banco do Brasil-Superitendência-TO).

19:00 Encerramento.

Dia 13 de Março – Horário: 08:00 – 18:00 horas

Local: Fazenda Santa Rosa (manhã) e

Cerâmica Porto Real (Tarde) – Porto Nacional-TO:

08:00 – Saída de Palmas para Porto Nacional (Hotéis).

09:00 – Apresentação da Unidade Demonstrativa de Plantio do Capim Elefante;

10:00 – Colheitadeiras de Capim;

11:00 – Mostra de Equipamentos de Secagem de Capim.

12:00 – Intervalo – Almoço em Porto Nacional.

14:00 – Visita na Cerâmica Porto Real (Porto Nacional-TO).

16:00 – Retorno à Palmas.

Fonte: Instituto Ecológica com informações da Embrapa adaptado