Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Loise Maria

Uma reunião envolvendo representantes de associações comunitárias e de movimentos sociais com o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Aleandro Lacerda, na manhã desta segunda-feira,16, marcou a intensificação da Campanha Moradia Digna na Capital. O encontro aconteceu no auditório da Sehab - Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado.

A Campanha tem a finalidade de recolher assinaturas de populares em apoio à PEC- Proposta de Emenda à Constituição por recursos permanentes ( 2% da União e 1% dos estados e municípios) para construção de moradias de interesse social. O movimento, em nivel de Brasil, pretende arrecadar 1 milhão de assinaturas a fim de sensibilizar o Congresso Nacional para a aprovação da Emenda. No Tocantins, a meta é conseguir 20 mil assinaturas.

Durante a reunião, Aleandro Lacerda destacou que a Campanha conta com a colaboração de toda a sociedade. “Empresários, entidades, populares. O importante é que todo mundo faça um pouco. Com recursos permanentes, a política de habitação não vai acabar”, disse enfatizando que muito ainda precisa ser feito para garantir casas para as famílias tocantinenses que mais precisam.

O publico presente apoiou a iniciativa. “Precisamos fazer uma grande mobilização social para garantir o direito constitucional da habitação”, disse o coordenador da OPM – Organização Popular de Moradia, Erivelton da Silva. “Sem isso ( recursos permanentes) é impossível vencer o déficit, que é uma calamidade. É uma alternativa para resolver a questão”, ressaltou o coordenador do MNLM, José Alfonso.

Os participantes saíram do encontro levando folders, cartazes e fichas de assinaturas para as suas comunidades, a fim de mobilizar a população para a Campanha e iniciar a coleta de assinaturas.

Fonte: Secom