Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio da gerência do Parque Estadual do Jalapão, realizará, neste sábado, 21, juntamente com instituições de Mateiros, atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (comemorado no dia 22 de março), com o slogan “Sem água não há vida, sem vida não há nada”.

Também são parceiros na organização do evento a prefeitura Municipal de Mateiros, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Escola Municipal Profª Ernestina Vieira Soares, Casa de Caboclo e os condutores ambientais de Mateiros.

A ação pretende conscientizar a comunidade da necessidade de se preservar as Áreas de Preservação Permanente, diminuir o desperdício da água, não poluir os rios e lagos, entre outros temas.

As atividades serão iniciadas às 7h, com apresentação do Coral Ambiental na Praça da prefeitura Municipal. Em seguida acontece uma passeata, com saída da praça e chegada no Brejo Grande, onde ocorre o plantio de 30 mudas de espécies nativas às margens do manancial.

Dando seqüência, às 9h, será realizado um bate papo com autoridades municipais, teatro e mostra de filmes sobre a água, na Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas. No mesmo local será exposto um painel temático com fotos e informações relativas a preservação dos recursos hídricos.

Data

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.

Fonte: Ascom Naturatins