Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Adilvan Nogueira Interior da Biblioteca Estadual Darcy Cardeal, mantida pela FCT Interior da Biblioteca Estadual Darcy Cardeal, mantida pela FCT
  • Exterior da Biblioteca Estadual Darcy Cardeal - Foto - Auro Giuliano

Com a manchete “Brasil tem uma biblioteca para cada 33 mil habitantes”, o Jornal Folha de São Paulo publicou, no último dia 14 de março, matéria destacando o Tocantins como o estado com melhor índice de bibliotecas instaladas por habitantes, com 144 bibliotecas e 1,2 milhão de habitantes, o que representa 10 mil pessoas por biblioteca.

A matéria, produzida por Cíntia Acayaba e Matheus Pichonelli, da Agência Folha, traz o resultado de um levantamento feito pela Fundação Biblioteca Nacional a pedido da própria Folha, ressaltando que o Brasil tem apenas uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, com 5.796 bibliotecas públicas cadastradas ou em processo de implantação. Cerca de 6,5% municípios (361) não possuem uma biblioteca. Enquanto o Tocantins se destaca, o estado com a situação mais grave é do Amazonas, onde há 19 bibliotecas para 3,2 milhões de habitantes -uma para cada quase 170 mil pessoas.

Os índices do Tocantins são comprovados pelos incentivos do Governo do Estado na área da literatura. A Fundação Cultural do Tocantins possui em seu organograma a Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, além de administrar a Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, principal biblioteca do Estado, com um acervo com mais de 10 mil obras de diferentes segmentos. A biblioteca Darcy Cardeal está hoje informatizada e recebe em média 400 usuários por dia.

Em 2006, a FCT implantou bibliotecas nos municípios de Taipas, Nova Olinda, Arraias, Lavandeira, Riachinho e Bom Jesus do Tocantins. Em 2007 e 2008, foram realizadas visitas técnicas, cursos de capacitação e estruturação dos aspectos legais das bibliotecas já existentes (organização de registros, leis de criação, condições de atendimento ao público, preservação e restauração de acervo, entre outros). Este ano, através da parceria entre Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, e Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional, já foram implantadas bibliotecas nos municípios de Juarina, Lagoa da Confusão, Santa Rita do Tocantins e Bom Jesus do Tocantins. Estão previstas ainda em 2009 a instalação em mais 14 municípios do Estado, onde todas as bibliotecas possuem ao menos três mil itens em seu acervo.

A meta da Fundação Cultural do Estado, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins, é zerar até 2010, o número de municípios sem bibliotecas no Estado.

Atualmente, a Fundação Cultural do Estado tem convênio com o programa Livro Aberto do Ministério da Cultura e a contrapartida do Estado ocorre na organização, capacitação e suporte das bibliotecas, além de doação de acervos e materiais de uso contínuo.

Como funciona a implantação

O Kit de implantação é entregue ao município pela Fundação Biblioteca Nacional, composto por 2 000 livros; computador com software (winisis/ isisemp biblivre) de catalogação e empréstimo; impressora; nobreak; Tv 32”; circuladores de ar; aparelho de DVD; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras. Após o recebimento do kit, o município entra em contato com a Fundação Cultural do Estado para a instalação da biblioteca e realização de cursos de capacitação para os auxiliares que trabalharão nos espaços, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural