Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Mais de 40 pessoas ligadas ao setor do audiovisual de Palmas participaram na noite de segunda-feira, 26, de uma reunião que discutiu a regionalização da produção audiovisual independente. Na ocasião foi apresentada e discutida a Chamada Pública BRDE/FSA – PRODAV – TVs Públicas voltado exclusivamente para a região Norte do Brasil que conta com um investimento do Governo federal, por meio da ANCINE na ordem de R$ 12 milhões.

Os recursos são do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e visa a seleção de propostas de desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais seriadas e não seriadas de longa-metragem com destinação inicial ao campo público de televisão.

O encontro foi promovido pelo Escritório da Regional Norte da unidade técnica de execução da linha de produção de conteúdos destinados as TVs públicas, com apoio da TVE Tocantins (Redesat) e da Prefeitura de Palmas, por intermédio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e contou com as presenças de João Gonçalves, gerente executivo regional Centro Oeste/Norte da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, Aldemar Farias do Escritório da Regional Norte desta linha de investimento, que fica em Manaus (AM), e de Eliane Campos, presidente da Fundação Cultural de Palmas, entre outros.

Segundo a presidente da Fundação Cultural, Eliane Campos, os R$ 12 milhões que serão destinados, representa uma oportunidade para as produtoras locais desenvolverem suas produções e não mais ficar, unicamente, dependente do filão eleitoral ou de peças publicitárias ditadas pelo mercado. “A partir daí cria-se uma possibilidade com esses recursos de desenvolver um mercado realmente criador de novas possibilidades audiovisuais, ocupando a grande regional das TVs públicas, comunitárias e educativas.”

De acordo com o edital serão realizadas seleções de propostas de Desenvolvimento de Projetos de obras audiovisuais seriadas e não seriadas de longa-metragem e de formatos de obra audiovisual, brasileiros de produção independente.

A seleção ocorrerá em regime de concurso público e a escolha das propostas apoiadas levará em conta não só o mérito dos projetos apresentados, mas também o perfil dos criadores envolvidos, na forma e segundo as regras estabelecidas nesta Chamada Pública.

Mais informações podem ser acessadas pelo site http://fsa.ancine.gov.br/programas/prodav. (Secom Palmas)