Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O projeto “Casa de Apoio Vera Lúcia”, foi selecionado pelo Selo de Mérito/ 2008, premiação outorgada pela ABC-Associação Brasileira de Companhias de Habitação. A premiação será entregue no dia 15 de abril, durante o 56º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado em São Paulo-SP.

A casa de apoio, inaugurada em 2006, tem o objetivo de atender os acompanhantes de pacientes do Hospital Geral de Palmas que não têm onde se hospedar. Com área de 950 m², possui 108 leitos, espaço para convivência e fica a apenas 200 metros do hospital, o que facilita o acesso. A obra foi construída com recursos do Fundo de Apoio à Moradia Popular, gerido pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, e o funcionamento do projeto é gerenciado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

O Selo de Mérito premia anualmente ações de sucesso que contribuem para melhoria de vida a famílias de baixa renda. Em 2007, os programas “Construindo Juntos” e “Programa Habitacional Quilombolas” foram premiados.

Reconhecimento internacional

O programa “Habitação para todos nós”, que já beneficiou mais de 19 mil famílias em 119 municípios, está entre os 48 melhores projetos de desenvolvimento sustentável do mundo, selecionado pelo Prêmio Internacional de Dubai/Melhores práticas para a Melhoria das Condições de Vida, promovido por um programa da Organização das Nações Unidas.

Para desenvolver programas eficientes a capacitação dos envolvidos é fundamental, para isso, Sehab desenvolve uma política de formação contínua, tendo capacitado mais de 900 técnicos de todo o Estado, o que também rendeu reconhecimento do Prêmio de Dubai, na categoria “Good Praticies”, entre as melhores práticas mundiais.

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda, acredita que a formação de parcerias e o comprometimento são fundamentais para o reconhecimento que os programas têm recebido. “Desenvolvemos uma política descentralizada e democrática, com parcerias do governo federal, de prefeituras e entidades civis, promovendo uma significativa melhoria na qualidade de vida dos beneficiários, além de fomentar a economia local, gerando emprego e renda a centenas de cidadãos tocantinenses”, disse.

Fonte: Ascom Sehab