Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Para garantir mais segurança no trânsito da Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou nesta quarta-feira, 01, uma operação emergencial de roçagem nas principais áreas onde a presença do mato alto prejudica a visão dos motoristas. A ação vai priorizar os locais próximos à rotatórias, entradas de quadras, placas de sinalização e paradas de ônibus da TO-050, dentro do perímetro urbano de Palmas, nas avenidas LO's e NS's.

De acordo com a secretaria, a intenção da ação é roçar mais de dois milhões de metros quadrados. Para tanto, estão trabalhando, em sistema de mutirão, três tratores roçadeiras, 20 homens com roçadeiras costais e 50 homens com foices. O chefe de gabinete, André Simonassi, desde o início da manhã está acompanhando de perto todas as equipes envolvidas na ação. “Fiz questão de fazer pessoalmente esse acompanhamento, para dar mais agilidade ao processo, pois queremos que até o final da semana as principais avenidas sejam atendidas com a roçagem”, diz ele.

Na TO-050, uma equipe composta por três tratores roçadeiras e 20 homens com foices trabalham na roçagem do mato alto, principalmente nos locais próximos aos retornos, entradas, placas de sinalização, pontos de ônibus, ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e trevos. Outra equipe está trabalhando nas Arsos e outras duas equipes iniciaram a roçagem na LO-27, começando pelas NS-02, 04 e 10 em direção ao centro da cidade.

Segundo o secretário da pasta, Jair Júnior, só neste ano foram feitas duas roçagens na TO-050, mas já existem locais que o mato está com mais de um metro e meio de altura. “O capim em Palmas, no período de chuvas, cresce cinco centímetros ao dia, mais de 1,5 metros ao mês, impossibilitando que a cidade fique completamente roçada”, destacou.

Por ano, são realizados em média três roços em toda a cidade. Ainda segundo o secretário, essa não é uma ação que contemplará o interior das quadras, já que esse trabalho foi realizado no início do ano. “Estamos concluindo o primeiro o roço da cidade, tão logo seja concluído retornaremos com os trabalhos nas quadras que primeiro receberam a roçagem”, frisou Jair.

Fonte: Ascop