Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Alves

O I Seminário do Compra Direta Local da Agricultura Familiar de Palmas reuniu cerca de 300 produtores rurais e representantes de entidades sociais na manhã desta quinta-feira, 2 de abril, no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural.

O seminário visou entre outros objetivos qualificar os 300 produtores e representantes das entidades sociais que serão beneficiadas através da compra da produção excedente por parte da Prefeitura de Palmas.

Durante o evento, que marcou o início do programa na Capital, o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar, Marcelo Piccin, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Maria Helena Brito Miranda, e a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, enfatizaram a importância da aquisição de alimentos pelo poder público para a doação a entidades sociais.

Maria Helena destacou que o convênio com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que garante a execução do programa, é mais um meio de fomentar a agricultura familiar, promovendo a sua inserção no mercado de forma mais justa, já que o município adquire diretamente a produção dos pequenos agricultores rurais, a preços de referência, com isenção de licitação.

O diretor Marcelo Piccin explicou que o Governo Federal tem convênio para execução do programa de aquisição de alimentos, com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Na modalidade Compra Direta Local, o representante do Ministério destacou que começa agora o trabalho em Palmas, com o investimento de R$ 1,1 milhão.

Na Capital, o programa conta com 300 produtores já inscritos e 35 entidades cadastradas, que beneficiará cerca de 14 mil pessoas.

Fonte: Ascop