Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Suzana Barros - Confira as fotos dos outros homenageados Suzana Barros - Confira as fotos dos outros homenageados

Os jornalistas Gilson Cavalcante, Penaforte Diaz, Jocyelma Santana, Suzana Barros e Márcio Di Pietro serão homenageados pela Câmara Municipal de Palmas durante sessão solene que será realizada nesta quinta-feira, 16, em comemoração ao Dia do Jornalista, festejado no dia 7 de abril. Eles receberão uma placa de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade de Palmas e do Tocantins no exercício diário de suas atividades profissionais. A homenagem, segundo o presidente da Câmara Wanderlei Barbosa (PSB) é extensiva ao todos os profissionais da área de comunicação que de uma forma ou de outra contribuem para o desenvolvimento da Capital.

“Sinto muito gratificado com este reconhecimento do Parlamento de Palmas”, declarou o jornalista Gilson Cavalcante que acompanhou a construção de Palmas desde os primeiros momentos das reuniões para a escolha do local até os dias atuais e conta que presenciou fatos pitorescos, momentos de glórias e de decepções que segundo ele marcaram a história da Capital e a sua vida profissional. “Me sinto muito orgulhosa com esta homenagem da Câmara”, ressalta a jornalista e professora Jocyelma Santana que explica que tem pautado a sua vida profissional pela busca de uma informação de qualidade e pelo respeito ao cidadão.

“É muito gratificante receber uma homenagem como esta que significa o reconhecimento ao nosso trabalho de informar bem a opinião pública”, declarou a jornalista Suzana Barros, subsecretária de Comunicação do Estado que se encontra em São Paulo a trabalho, ao falar sobre a importância da homenagem. Os nomes foram escolhidos por uma comissão formada por representantes da Casa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins e obedeceu ao critério de compromisso ético com a profissão, respeito à cidadania e busca da informação de qualidade, mas também ao critério de pioneirismo no jornalismo da Capital.

Confira abaixo o perfil dos homenageados:

Gilson Cavalcante

Jornalista e poeta, com quatro livros de poesia publicados de forma independente, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás veio para o Tocantins em janeiro de 1989, com a criação do Estado, onde trabalhou na Organização Jaime Câmara (Jornal do Tocantins e Rádio Miracema) e foi servidor da Secretaria de Comunicação do Estado naquele ano e correspondente do Correio Braziliense. Ainda em Miracema, ajudou a criar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, entidade da qual foi o primeiro presidente. Foi secretário de Comunicação do Governo Avelino, atuou em vários periódicos e hoje é assessor de Comunicação da secretaria de Governo e correspondente do Jornal Opção.

Raimundo Penaforte

O jornalista Penaforte Diaz é piauiense, formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É pós-graduado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade do Tocantins (Unitins), e em Política, Estratégia e Desenvolvimento Regional pela  Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e UFT. Trabalhou como editor, repórter e redator em vários veículos de comunicação (rádio, TV, jornais e revistas), assessorias de imprensa e agências de publicidade. Fez parte da equipe do primeiro jornal diário do Estado (o Correio Tocantinense). Foi diretor de Comunicação da Codetins, Câmara Municipal de Palmas e da Assembléia Legislativa do Tocantins onde integra a equipe da assessoria de comunicação.

Jocyelma Santana

Jocyelma Santana é jornalista, formada em Comunicação Social/jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG/1994), e Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG/1994), Mestre em Educação Brasileira (UFG/2003). Começou a carreira como repórter de TV, na emissora afiliada ao SBT em Araguaína (TO), em 1995. Desde 1996 faz parte da equipe da TV Anhanguera/Rede Globo no Tocantins, onde já atuou como repórter e agora exerce as funções de editora e apresentadora do Jornal Anhanguera 1ª Edição. É professora do curso de Jornalismo do Ceulp/Ulbra, desde 2004, e Jornalista concursada da Secretaria Estadual da Comunicação (desde 2002), com exercício funcional na Secretaria Estadual da Juventude.

Suzana Barros

Natural de Teresina (PI), Suzana Araújo Barros é formada em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo pela UFPI – Universidade Federal do Piauí. Chegou a Palmas em abril de 1992, para trabalhar em agência de publicidade. A primeira Assessoria de Comunicação na qual trabalhou no Estado foi a da Câmara Municipal de Palmas, na gestão do então presidente Rogério Alves, onde desempenhou a função de repórter. Atuou também como repórter no Legislativo Estadual, na prefeitura de Palmas, em assessorias de comunicação de várias pastas do governo do Estado, foi uma das fundadoras do jornal impresso “Tins e Tais”, e presidente por duas vezes da Abrajet. Hoje exerce a função de subsecretária da Comunicação do Estado.

Márcio Di Pietro

Com quase 35 anos de jornalismo vividos em diferentes regiões Brasil acompanhando as transformações sociais e políticas que foram incorporadas na sua vida participou dos momentos iniciais do Jornal do Tocantins e da Secretaria da Comunicação do Estado captando as primeiras imagens e transformando-as em informações, para que os leitores pudessem saber que neste lugar, algo muito diferente estava acontecendo do restante do país. Residindo em Palmas desde a sua criação pôde colaborar em vários momentos na implantação da estrutura da comunicação e também na valorização do jornalista como categoria profissional. É responsável por milhares de imagens em jornais, revistas, campanhas publicitárias e exposições que mostram ao Brasil e até ao exterior a realidade desta região e de seu povo. (Dircom/CM Palmas