Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Palmas recebeu na sessão desta quarta-feira, 22, a visita do secretário da Educação Danilo Melo, convidado pela Casa para falar do andamento das ações desenvolvidas pela sua pasta. O secretário iniciou seu depoimento fazendo uma explanação do sistema de ensino do município que se tornou referência com a implantação da Escola de Tempo Integral que hoje atende a 30% da população estudantil, maior índice em todo o país e que tem previsão de chegar a 50% ainda este ano. “A nossa escola não é uma escola para pobre, mas para todos.” Declarou ao falar das inúmeras visitas que tem recebido de secretários de educação de todo o país em busca do modelo de educação de Palmas. O professor informou que muitos dos problemas são em função da demanda cada vez maior pela Escola de Tempo Integral. Revelou que a procura registra uma fila de mais de cinco mil pretendentes em ingressar na nova escola.

Ao comparar números e indicadores o secretário conclui que o sistema que conta hoje com 53 escolas e que atende a um público de 30.600 alunos avançou bastante, mas que precisa avançar mais. Destacou o forte investimento na educação infantil que ampliou para 9 mil o número de crianças atendidas, um salto expressivo em comparação com dados anteriores que era de pouco mais de 2 mil crianças atendidas. O secretário anunciou que serão construídos 12 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), sendo que atualmente já tem 12 em funcionamento. “Em termos quantitativos também tivemos uma grande avanço. Ficamos em 6º lugar no IDEB e vamos trabalhar para ser uma das melhores cidades na área da educação do país”. Garantiu o secretário.

Ao responder os questionamentos dos vereadores sobre o andamento de obras e sobre concurso público o secretário anunciou um pacote de R$ 20 milhões para a realização de obras. “Uma parte destas obras já está em execução, outra em licitação e outra em repasse para as escolas, já comprometemos mais de R$ 5 milhões e pretendemos até o final do ano aplicar todos os recursos”. Garantiu o secretário confirmando a realização de concurso público para a educação ainda este ano.

Todos os vereadores presentes elogiaram a presença do secretário no plenário. Até os parlamentares de oposição se disseram satisfeitos com os dados apresentados. “Quero atribuir a melhoria da qualidade da educação ao senhor.” Defendeu o vereador Lúcio Campelo, que considera a gestão do professor Danilo fundamental para o bom desempenho da educação de Palmas. “Na verdade quem faz a polêmica somos nós porque o ambiente é propicio” ponderou o presidente da Casa vereador Wanderlei Barbosa (PSB) assinalando o alto nível do debate com o secretário, o que em sua opinião, deve acontecer com todos que dispuserem a debater com os parlamentares.

A iniciativa de convidar secretários da prefeitura para fazer uma explanação sobre o que estão realizando em suas áreas de atuação foi do líder do Governo, vereador Ivory de Lira (PT) que explica que toda semana pretende levar um secretário do município ao plenário da Casa para um debate com os vereadores. “Queremos promover um debate construtivo, que mostre o trabalho do governo e possa responder os questionamentos dos vereadores” ressaltou, anunciando que outros secretários aceitaram o convite para falar aos parlamentares. “Foi muito bom vir aqui, ouvir os questionamentos dos vereadores que tem sido parceiros importantes da educação do município”, disse o secretário, satisfeito com o debate.

Fonte: Dircom/A.L