Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Bárbara Vasconcelos

Foto: Bárbara Vasconcelos

Os criadores interessados em expor animais na 3ª Exposição de Ovinos e Caprinos têm até esta quinta-feira, 30, para realizar as inscrição. A exposição acontece na Agrotins e será realizada de 5 a 9 de maio.

Segundo o gerente de animais de pequeno e médio porte no Ruraltins, Hélio de Souza, este ano são 40 baias disponíveis, sendo que cada baia cabe até quatro animais. “Dessas quarenta, 29 baias já foram reservadas”, ressalta. Para utilizar as baias e piquetes não será cobrada nenhuma taxa e sim será requerida uma doação para a confraternização, que será realizada no dia 8 de maio. A contribuição é de um cordeiro para cada três baias e um cordeiro para cada piquete.

Os animais ficarão expostos durante todo o período da nona edição da Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), de 05 a 09 de maio, chegando com um dia de antecedência para organização dos animais. Para a entrada dos animais na Feira, os criadores devem apresentar a GTA - Guia de Trânsito Animal, o atestado de saúde dos animais, emitido por veterinário, o exame para CAE (caprinos) e EPIDIDIMITE, para animais provenientes de outros estados. Os caprinos e ovinos não devem ter sinais externos indicativos de ectoparasitoses em geral, ectima contagioso, linfadenite caseosa ou outros processos infecciosos, ceratoconjuntivite infecciosa e pododermatite.

O julgamento dos animais acontece no dia 9 de maio, a partir das 10h, e a premiação será entregue nesta mesma data. O evento é organizado pelo Núcleo Gestor da Ovinocaprinocultura do Tocantins, do qual fazem parte a Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Adapec -Agência de Defesa Agropecuária, Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Faet - Fundação de Apoio ao Ensino Tecnológico, Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Saf/Mapa - Sistema de Atividades Fomentadas/ Ministéria da Agricultura, CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária, Unitins Agro, UFT - Universidade Federal do Tocantins, Ulbra, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Fundeagro, Astocco, Ascabras, Assort, Accoat, Acrosart, Accon, Accopa e Accod.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas por meio dos e-mails hs.hs.souza@gmail.com, denesmenezes@seagro.to.gov.br, denes.carlos@seagro.o.gov.br e clauberzootec@hotmail.com. No e-mail deve constar o nome do criador, cidade, telefone, e-mail e a quantidade de animais que serão expostos. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (63) 3218 3110, falar com Hélio Souza; (63) 3218 2150, com Dênis Menezes; ou (63) 9984 1720 com Clauber Rosanova

Fonte: Secom