Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kleiber Arantes

Foto: Kleiber Arantes

A maior feira de tecnologia agropecuária da região amazônica inicia nesta terça-feira, 05. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o governador Marcelo Miranda e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, farão a visita oficial na quinta-feira, 7, às 9h. A feira acontece de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A Agrotins traz como tema principal a “Produção Orgânica e Sistemas Agroflorestais”, como parte das ações de políticas públicas do governo do Estado para o incentivo ao desenvolvimento rural sustentável.

A feira de transferência de tecnologia é referência no agronegócio, com inovações técnicas no campo da pecuária e agricultura. É o portal de acesso para produtores, expositores, empresários, estudantes, pesquisadores e pequenos agricultores familiares tocantinenses conhecerem as tendências de plantios de grãos e oleaginosas. As tecnologias de ponta serão repassadas por meio das clínicas tecnológicas e exposições sobre diversos assuntos relacionados às inovações agropecuárias.

Em relação ao tema deste ano, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, ressalta a importância da temática para o meio ambiente. “A maior conquista é poder despertar a consciência ambiental de quem passa pela feira. Nós pensamos num assunto que apresentasse de forma educativa as diferentes formas de se utilizar o espaço rural”, disse o secretário.

Agronegócio

O agronegócio, considerado um dos setores de maior volume em negócios, representa 73% da economia tocantinense. A feira é um suporte para estimular ainda mais este setor com responsabilidade social, ambiental e econômica. Para Sahium, o Tocantins implanta medidas produtivas ambientais na produção do agronegócio. “A época da produção inconsequente já passou. O embargo comercial dá um novo rumo ao agronegócio. Apesar de muitos produtores se adequarem a essas mudanças, é preciso expandir a prática da sustentabilidade”, enfatizou.

Outras novidades

Como em todos os anos, a feira traz muitas surpresas na área agropecuária. Entre elas, serão apresentadas aos visitantes o museu da Agricultura Familiar. No local estão expostos os principais equipamentos e utensílios utilizados por agricultores familiares do século passado.

O fogão ecológico gerador de energia é outra novidade. A tecnologia, que é inédita no país e no mundo, tem capacidade de gerar e acumular energia elétrica enquanto se faz o cozimento diário de alimentos. A energia é condensada a partir da queima da biomassa utilizada no fogão a lenha.

Segundo Sahium, o meio ambiente será abordado de forma especial com a montagem de uma usina de reciclagem de lixo. “Trata-se de uma usina de beneficiamento com reator de descontaminação de resíduos que conta com um sistema de separação e seleção para reciclagem”, adiantou.

A Agrotins é uma realização do governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com instituições públicas, privadas e entidades de classes ligadas ao setor produtivo.

Fonte: Secom