Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Bispo Philip Dickmans recebe o título de Cidadão Palmense Bispo Philip Dickmans recebe o título de Cidadão Palmense
  • Humberto Mascarenhas recebe o título de Cidadão Palmense

O Bispo Philip Dickmans e o ex-vereador Humberto Mascarenhas receberam em sessão solene realizada nesta quinta-feira, 07, o título de Cidadão Palmense, “a mais significativa comenda do nosso parlamento como manifestação do sentimento de gratidão do nosso povo pelo trabalho realizado por eles” declarou o presidente da Câmara Wanderlei Barbosa (PSB) ao saudar os homenageados.

A concessão dos títulos foi indicação dos vereadores José do Lago Folha Filho (PTN) e José Alberto Guimarães Gordo.

A homenagem ao Bispo Dickmans foi proposta pelo vereador José do Lago Folha Filho (PTN) que fez um relato do trabalho desenvolvido pelo missionário em justificativa da homenagem. “Em 1999 quando a educação infantil era privilégios de poucos na região das ARNOs, num ato de coragem e ousadia criou o primeiro núcleo da pré-escola Santa Marcelina, na época instalada num barraco de madeirite”, explicou o vereador dizendo que hoje a escola é um projeto sólido que atende a mais de 500 crianças da região.

Dom Philip agradeceu a homenagem dizendo que o mais importante não é o título, mas a oportunidade de reforçar sua vocação em defesa dos menos favorecidos. “Meu doutorado eu fiz no Jalapão, no meio dos índios e no contato com a gente simples das ARNOs.” Disse o missionário que encerrou suas palavras deixando uma mensagem para os vereadores: “que sejam corajosos para sonhar e transformar seus sonhos em realidade.”

O Projeto de Lei de concessão de Título de Cidadão Palmense ao ex-vereador Humberto Mascarenhas foi aprovado na legislatura anterior e foi proposto pelo então vereador José Alberto Guimarães Gordo, que fez questão de comparecer à sessão para fazer a entrega da comenda. Em seu pronunciamento Gordo destacou a atuação do jovem político com forte vocação para o trabalho social.

Mascarenhas afirmou que se sente honrado em poder participar da construção de Palmas, “muito mais por ter sido um dos mais jovens a ocupar uma cadeira neste Parlamento”, destacou Mascarenhas, relembrando sua trajetória que ainda menino deixou Brasília para acompanhar o pai nos primeiros tempos de Tocantins e de Palmas.

“Não são só vocês que devem se sentir honrados com esta homenagem, mas também esta Casa com a oportunidade de reconhecer o trabalhos de vocês”, ressaltou o vereador Carlos Braga (PMDB) no seu pronunciamento durante a homenagem.

Philip Dickmans

Dickmans é belga, formado em filosofia e Teologia. Morou na Itália onde frequentou a Escola Sacerdotal do Movimento dos Focolares e fez curso de preparação para missão no Brasil. Desembarcou em Salvador em 96 e de lá seguiu para Brasília, onde Dom Alberto o convidou para trabalhar em Palmas. Atuou nas paróquias Jesus de Nazaré (ARNOs) Santa Cruz (Luzimangues) e Nossa Senhora da Providência (Lajeado). Neste mesmo período assumiu a Reserva Indígena Xerente, tendo apoiado, valorizado e defendido as causas dos povos indígenas. Foi missionário no Jalapão, assumindo duas paróquias nas cidades de São Félix e Mateiros, tendo ajudado a organizar diversas comunidades, abrindo caminhos em regiões isoladas e muito carentes.

Humberto Mascarenhas

Mascarenhas é brasiliense, filho dos radialistas Mascarenhas de Moraes, da Rádio Nacional de Brasília e Maria Milda de Moraes, da Rádio MEC. É funcionário público efetivo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Em 28 de dezembro de 1988, em companhia da família mudou-se para Miracema, Capital provisória do novo Estado do Tocantins para auxiliar seu pai, deputado constituinte, pioneiro. No dia 21 de janeiro de 1990 passou a morar em Palmas, residindo na Vila dos Deputados, quando veio a participar da criação da mais nova Capital do país.

Em 96, aos 25 anos, foi pela primeira vez candidato a vereador sendo o mais jovem daquele pleito. Ficou na primeira suplência, tendo tido a oportunidade de exercer o mandato. Em seus dois mandatos como vereador deixou um legado positivo de projetos importantes aprovados pelo Legislativo. Humberto Mascarenhas foi ainda secretário da Juventude de Palmas e chefe de Gabinete do Governo Raul Filho.

Integração Parlamentar

Durante a sessão solene os vereadores recebem colegas da cidade de Almas, região Sudeste, que vieram a Palmas a convite do presidente da Casa vereador Wanderlei Barbosa (PSB) dentro do projeto de Intercâmbio Parlamentar que ele vem desenvolvendo, buscando uma maior integração entre os parlamentares municipais. Vieram oito vereadores liderados pelo presidente Adão Rodrigues Barbosa que agradeceu a receptividade e convidou os colegas palmenses para também participar de uma sessão do Legislativo de Almas. Todos elogiaram a iniciativa e a oportunidade da troca de experiências.

Fonte: Dircom/CM Palmas