Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Carvalho
  • Foto - Ricardo Stuckert

O governador Marcelo Miranda recebeu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quinta-feira, 07, a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Rio Branco, maior condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A solenidade ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Foram agraciados também ministros de Estado e os governadores de Goiás, Alcides Rodrigues; do Pará, Ana Júlia Carepa; e do Ceará, Cid Gomes, dentre os mais de 200 homenageados.

Miranda disse que sentiu-se honrado com a condecoração. “É mais um dever, uma responsabilidade com a Nação”, frisou, acrescentando que a escolha reflete no “trabalho que está sendo desenvolvido no Estado”. Os membros do Conselho da Ordem de Rio Branco, ao oferecer essa comenda aos agraciados, na opinião do Governador, destinam às pessoas que “estão, realmente, comprometidas com a Nação”.

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então presidente da República, João Goulart, pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, Barão de Rio Branco, sendo o regulamento, posteriormente, alterado por outros decretos. A condecoração é destinada a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham tornado merecedoras do reconhecimento do governo brasileiro. Possui os graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem.

O Conselho da Ordem se reúne anualmente e é formado pelo presidente da República (Grão-Mestre da Ordem); ministro de Estado das Relações Exteriores (Chanceler da Ordem); pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. O chefe do Cerimonial do Itamaraty é o secretário da Ordem.

Presenças

Acompanharam o governador Marcelo Miranda os secretários da Representação, Carlos Patrocínio; de Assuntos Estratégicos, Paulo Mourão; o subsecretário de Representação, Antonio Guerra; os parlamentares: senador Leomar Quintanilha, deputada federal Nilmar Ruiz, deputado federal João Oliveira, entre outras autoridades.

Da redação com informações Secom