Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A CUFA – Central Única das Favelas realiza nesta terça-feira, 12, às 19h30, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas, o lançamento oficial do LIIBRA – Liga Internacional de Basquete de Rua – Circuito Tocantins.

O secretário geral da Cufa Brasil, Celso Athayde, também participa do evento que terá cerimonial artístico de Nival Correia e Wânio Braga, apresentações artísticas com DJ, rap e break, exposição fotográfica “Fazendo do Nosso Jeito” e uma mostra artística do trabalho realizado pelo grafiteiro Sandro Rios.

“A Cufa acredita que o esporte e a cultura são uns dos caminhos para a integração social e o intercâmbio cultural da juventude. Neste sentido, a Liibra é a oportunidade de articularmos os jovens e canalizar a prática do basquete de rua para a mobilização social, a participação e cidadania” ressaltou a diretora executiva da Cufa no Tocantins, Gleidy Braga.

Já confirmaram presença no evento os prefeitos de Palmas e Gurupi, Raul Filho e Alexandre Abdala, o representante do Shopping Capim Dourado e Eadcon, Carlos Amastha, presidente do sistema Fecomércio, Hugo de Carvalho, reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero e a diretora geral da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz.

As seletivas municipais da Liibra – circuito Tocantins acontecem nos meses de maio, junho e julho, em Araguaína, Gurupi e Palmas, respectivamente. Os campeões de cada etapa participarão da seletiva estadual em Palmas, no dia 12 de julho.

Circuito Tocantins

Os três finalistas do circuito participarão em agosto, no Rio de Janeiro, do circuito Nacional da Liibra, sendo que a Cufa se responsabilizará pelas despesas de transporte, alimentação e hospedagem para o 1º colocado, já o 2º e 3º tem garantido, o transporte.

Na etapa nacional da Liibra serão escolhidos os atletas que irão compor a Seleção Brasileira de Basquete de Rua para disputa o campeonato Internacional que será realizado em novembro, também no Rio.

LIIBRA

Em 2005, a Cufa realizou no Rio de Janeiro o primeiro campeonato de basquete de rua de expressão nacional, dando origem à Liibra – Liga Brasileira de Basquete de Rua. Em 2008, o basquete de rua conquistou novos horizontes e a Cufa promoveu o 1º Desafio Internacional de Basquete de Rua, com a participação do Brasil e do Chile. As expectativas aumentaram e em 2009 acontecerá o 1º Campeonato Mundial de Basquete de Rua: a Liibra – Liga Internacional de Basquete de Rua.

CUFA

A Cufa é uma organização não governamental que trabalha com os elementos do Hip Hop: grafiti, DJ’s, MC’s e break, e tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano através de ações de proteção e difusão da diversidade cultural, estimulando o protagonismo e o empreendendorismo comunitário como meio de transformação social. O lançamento do projeto no Tocantins ocorreu em novembro de 2008, com a presença do rapper MV Bill, onde foram firmadas parcerias com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Prefeitura Municipal de Palmas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cufa