Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Começa nesta quarta-feira, 13,  a 11ª Semana Tocantinense de Enfermagem e vai até o dia 15 de maio, no Teatro Fernanda Montenegro Tribunal de Justiça, em Palmas. Podem participar profissionais e estudantes de enfermagem e paralelo ao evento acontece a 70ª Semana Brasileira de Enfermagem. O evento é uma realização do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (Seet), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-To) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) estão realizando uma série de encontros nas principais cidades do Estado, em comemoração à Semana da Enfermagem, alusiva aos Dias do Enfermeiro e Técnico de Enfermagem, lembrados em 12 e 20 de maio, respectivamente.

Os encontros tiveram início em Araguaína, na última quarta-feira, 06, com a IV Jornada de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína (HDT), que contou com a presença da presidente Seet, Lila Almeida, representantes ligados ao setor, como a presidente do Coren, Márcia Anésia. A cidade de Araguaína sediará ainda mais dois eventos, em parceria com o Itpac e Hospital Geral.

As outras cidades a sediarem os encontros são Porto Nacional, Palmas, Dianópolis e Gurupi, sendo que na oportunidade enfermeiros, técnicos, estudantes, dentre outros, irão discutir sobre um dos temas de maior relevância da atualidade - as 30 horas semanais, que tem sido uma das principais reivindicações do Seet para a categoria.

Outro assunto a ser abordado será a Sistematização da Assistência à Enfermagem - o Sae, que é uma metodologia de trabalho e permite assistir o paciente e acompanhá-lo na evolução de seu caso, assim como contribui para que a equipe possa trabalhar em harmonia, a exemplo do técnico de enfermagem, permitindo um melhor acompanhamento para a alta do mesmo.

E para que isto seja possível será discutido, também, o Dimensionamento de Enfermagem, uma resolução de 2004, que prevê o quanto de enfermagem se deve ter em um hospital, observando característica de sua população, ou seja o seu perfil, podendo ser materno ou outro de qualquer natureza.

O próximo encontro será em Porto Nacional, dia 11, de maio, no Espaço Cultural Durval Godinho, a partir das 19 horas.

A Semana da Enfermagem é comemorada há 70 anos e historicamente o Coren, Associação Brasileira e Sindicato ainda não havia caminhando juntos nesse sentido. Este ano as três entidades se juntaram em prol da enfermagem, além de terem se unido às universidades, setor privado e público para tal fim.

Durante os encontros, além dos temas atuais, está sendo levado para as cidades participantes eventos culturais relacionados à enfermagem.

Programação:

Porto Nacional - 11 de maio

Espaço Cultural Durval Godinho

Abertura: 19 horas

Araguaína – 12 a 14 de maio

Auditório da Fieto

Abertura: às 19 horas

Palmas – 13 a 15 de maio

Teatro Fernanda Montenegro – Espaço Cultural

Abertura: 8 horas

Dianópolis – 19 de maio

Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Abertura: 9 horas

Gurupi – 22 de maio

Abertura: 10 horas

 

Atualizada às 10:40h dia 13/05/2009