Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Maradona

Foto: Maradona

A região turística do Jalapão, Leste do Estado do Tocantins, está novamente destacada pela imprensa nacional. O Guia Quatro Rodas e a revista Viagem e Turismo realizaram concurso para escolher “As 31 Maravilhas Naturais do Brasil”, eleitas por um júri multimídia, observando o slogan quanto mais verde e selvagem melhor. Da região Norte do país, os destinos que ganharam foram o Jalapão, a Floresta Amazônica, o Monte Roraima, as Anavilhanas, o Encontro dos Rios Negro e Solimões, e Alter do Chão.

30 pessoas, entre elas escritores, jornalistas, artistas plásticos, diretores de cinema, atores, apresentadores de TV e empresários, escolheram suas maravilhas naturais preferidas. Nomes como Ana Hichman (rede TV), Chieko Aoki (rede Blue Tree de hotéis); Caio de Carvalho (ex-presidente do Embratur); Paulo Skaff (presidente da Fiesp); Ziraldo (cartunista); Siron Franco (artista plástico) e Maurício Kubrusly (Rede Globo) votaram.

Amazônia

Destas 31 “Maravilhas Naturais do Brasil”, quatro já estão concorrendo em outro concurso: as “Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo” (new7wonders.com/nature), composta por 261 concorrentes. São elas o arquipélago de Fernando de Noronha, (13º lugar da categoria ilhas); a Amazônia (hoje em segundo lugar na categoria florestas, parques nacionais e reservas naturais), o Monte Roraima (21º lugar na categoria montanhas e vulcões) e as Cataratas do Iguaçu (sétimo lugar na categoria lagos, rios e quedas).

A competição, organizada pela fundação suíça New 7 Wonders, chega à segunda fase no próximo dia 7 de julho. Passarão adiante as 77 belezas naturais mais votadas (entre ilhas, montanhas, vulcões, florestas, parques, rios e paisagens marítimas). Ainda em julho, no dia 21, será realizada a semifinal, quando uma equipe de especialistas liderada pelo ex-diretor-geral da Unesco Federico Mayor, irá escolher 21 das 77 maravilhas. O resultado definitivo será anunciado em 2011.

Desde que a votação teve início, em 2007, 441 locais de 222 países foram indicados, resultando nos 261 atuais candidatos. A América Latina tem 18 representantes na fase atual. A fundação New 7 Wonders é a mesma que coordenou a eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo, que chegou ao final em 2007, após oito anos de votação. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi eleito para figurar na nova lista das obras mais belas construídas pela humanidade, que inclui ainda Chichen Itzá (México), Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia), Grande Muralha (China), Petra (Jordânia) e Machu Picchu (Peru).

Fonte: Secom