Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Núbio Brito

Representantes da sociedade civil organizada, políticos, população de Aliança, comunidade do município de Crixás e presidentes de associações de bairro de Gurupi estiveram reunidos nesta quinta-feira, 21, em Aliança do Tocantins para a reestruturação do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

A Polícia Comunitária de Aliança realizou sua primeira reunião no dia 10 de março de 2003, nesta época procedeu-se o registro junto a Receita Federal com a consequente inclusão no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. E, menos de um mês depois, no dia 04 de abril do mesmo ano foi criado o Conselho Comunitário de Segurança Pública.

O Comandante 4º BPM de Gurupi Major Uzimael, abriu a reunião parabenizando ao prefeito municipal José Rodrigues (PT) pela organização dos papeis referentes a criação do Conselho em abril de 2003, e de sua preocupação no acompanhamento do processo até os dias de hoje. Na oportunidade o Major ressaltou que José Rodrigues foi uma peça importante na criação do mesmo, e por conhecê-lo através de seu trabalho acredita na implantação de fato da Policia Comunitária em Aliança. “Quero dizer a todos que sou fã do trabalho do Zé Piqui. Hoje, finalmente tenho a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, e sinto-me honrado por isso”. Revelou.

José Rodrigues, o Zé Piqui, agradeceu a manifestação e confirmou seu empenho em estabelecer durante seu mandato uma parceria forte e efetiva com as Policias Militar e Civil dentro do olhar e da ação preconizada pela Polícia Comunitária. “Considero de suma importância a efetivação desse trabalho em nossa cidade, sou otimista e acredito na humanização das ações e projetos”. Enfatizou.

O vice prefeito Levi Tavares se manifestou dizendo que, enquanto cidadão e homem de fé têm lutado firmemente para que parcerias como esta sejam instaladas em busca de resultados positivos para a comunidade especialmente no combate ao consumo de drogas. “Considero o álcool a droga que mais faz vítimas em nosso município. Tenho um trabalho implantado nessa área e destaco esse momento como o mais apropriado para que juntos atinjamos os objetivos esperados”. Observou.

A participação de representantes da comunidade de Crixás, cidade localizada há 20 km de Aliança se deve ao fato de que o destacamento policial que atende o município pertence ao 4º Pelotão da Policia Militar instalado em Aliança. “Tão logo a Polícia Comunitária esteja funcionando aqui será instalado o mesmo sistema na cidade vizinha”. Adiantou a Sub Ten Gilvânia Barros Camarço - Comandante do 4º Pelotão da Policia Militar de Aliança. Disse ainda que o Conselho Comunitário está se reestruturando. “Na verdade, desde o ano de 2003 ele existe em Aliança, no entanto apesar de não se encontrar funcionando 100%, o policiamento local nunca deixou de prestar o serviço de Polícia Comunitária”. Destacou respondendo ao anseio manifestado pelo vice-prefeito de Crixás Pastor Adalgiso que também se mostrou ansioso quanto à extensão desse tipo de policiamento na zona rural.

De acordo uma pesquisa realizada durante a reunião 60% dos participantes considerou excelente a idéia de instalação da Polícia Comunitária em Aliança.

A Polícia Comunitária

O mais importante nesse sistema é que as pessoas, ao necessitarem da polícia, sabem sempre a quem recorrer e aonde. Além disso, os recursos propiciados pela tecnologia moderna foram judiciosamente aplicados no Japão, preservando-se, porém, a proximidade do policial das comunidades, sem perder a simbiose, preexistente entre polícia e povo.

O modelo de Policiamento Comunitário praticado no Japão data de 1874, portanto há mais de 100 anos, e, baseia-se na visualização do policial através dos postos policiais e na sua interligação através de patrulhas à pé, em bicicleta ou motoneta.

O Japão, pais com dimensões menores que as do Tocantins e com cerca de 130 milhões de habitantes, possui cerca de 150.000 postos de policias.

Por sua eficácia na prevenção de delitos (um dos mais baixos índices do mundo) e pelo reconhecimento obtido junto à população, que realmente se sente segura (efetividade), é que crescente número de países passaram não só a estudar, mas a implantar a experiência japonesa, destacando-se dentre este os EUA e até mesmo a Inglaterra, que possui tradição em Policiamento Comunitário.

Ascom pref. de Aliança do Tocantins