Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Contando com uma boa participação de coralistas, músicos e demais interessados, acontece no Salão de Eventos do Turim Palace Hotel, o Painel Funarte de Regência Coral, uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural.

O painel, que teve início no último dia 18, oferece cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical, ministrados pelas professoras Lucy Schimitti (PR) e Izaíra Silvino (CE), acompanhadas pela pianista Stella Junia (RJ). O encerramento do evento acontecerá neste sábado, 23, às 16h, com uma apresentação de coral composto pelos alunos participantes, com um repertório ensaiado durante a semana, além de coros convidados. A diretora executiva da Funarte, Myriam Lewin, estará presente no encerramento.

Mais de 70 pessoas de todo o Estado estão sendo capacitadas no curso que tem como objetivo preparar novos maestros para coros, buscando aprimorar suas técnicas, refinar seus repertórios e trocar experiências.

Desde a sua criação até 1994, a Funarte promoveu um intenso programa de apoio ao canto coral brasileiro contando com a parceria dos estados e municípios. Dessa iniciativa resultou um visível crescimento da qualidade dos coros e de seus regentes no país. O trabalho foi retomado em 2007 com os Painéis Funarte de Regência Coral, sendo uma edição em Palmas com apoio da Fundação Cultural do Toantins, e, agora, com essa segunda edição.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural