Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Está chegando a edição 2009 da corrida de aventura Brasil Wild Extreme que será realizada entre os dias 5 e 14 de junho, em percurso de 476 km que destacará as belezas naturais do Estado do Tocantins. Entre os cenários da prova estão cachoeiras, rios, grandes veredas, e o deserto do Jalapão da região de mesmo nome.

Alem da aventura passando por lugares inóspitos sem ninguém e nada a não ser a natureza, os participantes terão contato direto com a cultura do Estado mais jovem da federação.

As disputas terão seis modalidades: 133 km de trekking, 229 km de bike, 69 km de canoagem, 39km de rafting, 6km de floating e nas técnicas verticais uma ascensão de 40 metros e dois rapéis de 20 e 40 metros - a largada da prova será no dia 8 de junho em Mumbuca, no Jalapão de onde a prova segue para as Dunas, Ponte Alta do Tocantins e Taquaruçu, terminando em Palmas no dia 13 de junho até as 12 horas.

Brasil Wild Extreme

Em 2004 foi feita uma corrida para lançar a marca e conceito da prova. Há quatro anos surgiu a primeira corrida do circuito Brasil Wild, organizado por Julio Pieroni e Harald Adam, o alemão, sócio da Brasil Wild. Em 2005 e 2006 foram três corridas a cada ano. Em 2007 foram duas, e em 2008 encerrou-se o ciclo de dez corridas da Brasil Wild com a prova Extreme.

Jalapão

O Jalapão revela cachoeiras e riachos de águas límpidas, em uma região com 34 mil km² de pura beleza. Ponte Alta do Tocantins a 187 km de Palmas, é considerada a porta de entrada do Jalapão e um dos principais pontos de apoio para quem faz o roteiro turístico da região. Rica em atrativos naturais, Mateiros concentra em seu território a maior parte dos atrativos da região, ou pelo menos os cinco mais visitados pelos turistas: Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Dunas, Corredeiras do Rio Novo e Fervedouro, além de abrigar a histórica comunidade Mumbuca, um minúsculo vilarejo onde estão descendentes de quilombolas, pioneiros na arte de trabalhar o artesanato do capim dourado.

Patrocínio

A Brasil Wild Extreme 2009 tem o patrocínio do Governo do Tocantins, através da Agência de Desenvolvimento Turístico, da BR Petrobrás e da Prefeitura de Mateiros.