Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma tenda improvisada na quadra de esportes da Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar serviu de auditório para a Câmara Municipal de Palmas em conjunto com o Poder Executivo realizar sessão especial de instalação da Capital no Distrito de Taquaruçu. A sessão aconteceu na manhã desta segunda-feira, 1º de junho e contou ainda com despachos do prefeito Raul Filho e homenagens a pioneiros.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade da instalação da Capital em Taquaruçu para prestar homenagens a moradores pioneiros e lideranças políticas que contribuíram com o desenvolvimento do distrito. Foram homenageados o deputado Totó Cavalcante pelo empenho na aprovação de Projeto de Lei que criou o município de Taquaruçu do Porto e a professora e ex-primeira-dama de Palmas, Dona Maria Rosa de Castro Sales, in memóriam, pelo trabalho social desenvolvido na região. Ainda os moradores Anísio Moura da Silva, 93 anos de idade que agora dá nome a antiga Avenida Belo Horizonte e Edith Maria do Nascimento Rego que agora dá nome a antiga Rua 8.

“Vou tentar homenagear todos os pioneiros, esses foram só os primeiros.” Declarou o presidente da Câmara, Wanderlei Barbosa (PSB) em seu pronunciamento ressaltando a importância do poder público reconhecer a luta daqueles que fizeram história na região. O presidente falou do motivo de cada homenagem e destacou o momento histórico que Taquaruçu vive com aquela gestão de reconhecimento do seu povo. “Taquaruçu tem uma dívida de gratidão pelo que o senhor fez por nós.” Disse o vereador ao falar da atuação do deputado Totó Cavalcante na luta pela emancipação antigo município de Taquaruçu do Porto, bem como pela criação do Tocantins. Totó agradeceu a homenagem e revelou estar vivendo um dia de forte emoção. “Foi bom sonhar com o Tocantins, Darci, nós que juntos redigimos aquele artigo das disposições transitórias que foi o passo inicial para criação do Tocantins.” Garantiu, elogiando a coragem dos vereadores de Palmas em buscar o resgate de uma parte importante da história deste Estado que não foi contada.

Despachos

O prefeito Raul Filho (PT) elogiou a iniciativa da Câmara em prestar homenagens para os pioneiros que fizeram história e assinou os primeiros despachos administrativos da administração na nova sede da Capital, um pacote de obras que inclui praças já em andamento, construção de um parque e asfaltamento de todas as ruas sem calçamento do distrito. “Enquanto houver uma rua sem asfalto, as máquinas não sairão daqui.” Declarou o prefeito Raul Filho (PT) revelando que finalmente o loteamento pleiteado pela Prefeitura vai ser liberado. O prefeito informou que os últimos ajustes que faltavam junto ao Ministério Público Estadual, foram tomados. “Uma notícia boa, demorou, mas agora vamos poder construir a 283 casas do loteamento.” Anunciou o prefeito entusiasmado com as realizações do seu Governo no distrito de Taquaruçu.

Fonte: Dircom/CM Palmas