Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A chapa “PPS tem valor, Paulo Sidnei governador” encabeçada pelo atual presidente metropolitano do PPS, Abraão Lima, foi a vencedora ao final do Congresso Metropolitano realizado no domingo, 31, na Câmara Municipal de Palmas e agora vai definir o novo Diretório Metropolitano. Contra Abraão concorreu a chapa “PPS 23 pra valer, democracia em ação” da ex-candidata a vereadora, Sara Campos.

Segundo Abraão, venceu o consenso, “a gente trabalhou durante dois meses para conseguir o consenso entre as correntes do partido e fizemos uma chapa ampla que contemplou 99% do partido”, disse. As informações, entretanto, é de que a eleição foi bastante conturbada e a representante da chapa derrotada afirma que vai recorrer ao diretório Estadual. Se não conseguir fazer valer seu pleito vai ao Nacional e se ainda assim não for acatado, recorrerá à justiça comum. “Eu acredito na justiça acredito na verdade e tenho muita tranquilidade porque estou com a verdade”, disse Sara.

Cadastramento na periferia

Segundo Abraão Lima, Sara fez um cadastramento de pessoas na periferia e queria que estas pessoas votassem, mas a Executiva do partido indeferiu porque apesar de ter sido apresentado a listagem, os filiados não foram apresentados ao partido, como reza o Estatuto, em pelo menos três reuniões que teriam sido marcadas, segundo Abraão, para os dias 19 de março, 29 de abril e 1º de maio. “O município (diretório metropolitano) não acatou porque tem que ter a presença dos filiados, ai ela encaminhou para direção nacional. A direção nacional determinou que cadastrasse os filiados mas que levasse para a reunião”, disse.

A Executiva do partido decidiu por 6 a 1 pela impugnação dos filiados e segundo Abraão a chapa de Sara passou a não existir. “Na hora em que os filiados não eram mais filiados não podiam mais ter chapa”, afirmou, mostrando o quiproquó que foi o encontro.

A eleição, entretanto, foi completada com a participação dos filiados por Sara. Segundo Abraão, em respeito às pessoas que foram lá pela primeira vez “a executiva decidiu colher o voto destas pessoas, diante disto foi feita uma urna de votos válidos e uma urna de votos impugnados”, relatou.

No resultado na urna de votos “válidos” a chapa de Abraão teve 93 votos e a chapa de Sara 27 sendo declarado o resultado oficial. Na chapa de “impugnados” 96 votaram a favor da suposta chapa de Sara e 12 votaram para Abrãao. “Nós não consideramos estes votos porque era só uma simulação para a gente não ser indelicado com as pessoas que foram lá”, disse Abraão.

O resultado foi apurado pela comissão eleitoral e entregue a comissão executiva do partido, que considerou a eleição da urna de votos válidos estatutariamente 93 a 27, com um fator, que os 27 votos não poderiam ser contados legalmente porque a chapa de Sara não existiria, em decorrência de possuir na composição pessoas que tiveram a filiação indeferida. Teria com isto, segundo Abraão, considerado-se fé pública com 93 votos válidos e sua chapa foi automaticamente empossada.

Os trabalhos que começaram às 9 horas só foram terminar por volta das 21h30 do domingo e não houve tempo de eleger a Executiva, que segundo Abraão, deve ocorrer no próximo final de semana após convocação. Segundo Abraão a chapa do Diretório deve encabeçada pelo atual diretor do Banco do Povo Hélio Rabelo como provável candidato a presidência.

Diálogo

Sara disse que não está fechada para o diálogo “mas na verdade a gente sente que eles estão num jogo sórdido e que não vão aceitar a conversa”, disse. Ela argumenta que mesmo sendo dada como chapa derrotada “que não é caso”, diz, a Executiva do partido teria que reconhecer a composição da sua chapa dentro do Diretório porque 25% dos votos foram seus e isto seria estatutário.

Chapa eleita:

1 - Abraão Cavalcante Lima

2 - Ademir Teodoro de Oliveira

3 - Adonias Ferreira da Paz

4 – Ana Paulo Santos

5 – Alvaro Valim

6 - Antônio Luiz coelho

7 - Deocleciano Gomes

8 - Décio Tavares Braga

9 - Helio Alves Rabelo

10- Herbert Brito de Barros

11- Ivete Antunes Correa

12- Egídia de Lima Fernandes

13 -João Lúcio de Carvalho

14- Agnaldo Olinto de Almeida Filho

15 -Saulo Batista de Freitas

16 -Sérgio Ney Mota Rodrigues

17 - Hildete Carvalho de Araujo

18 - Valdemar Rocha

19 - Fernando Teixeira Storni

20 - Edmar Gomes de Melo

21 - Maria do Amparo Ribeiro de Oliveira

21- Josival Alves da Silva

22 - Rubens Malaquias do Amaral

23 - Mercês Ramos de Jesus

24 - Denilson Carvalho

25 - Sara Fernandes Pinheiro

26 - Heliana Maria Pinheiro Rêis

27 - Joana Darc Alves Marcelino

28 - Wadson Silva Santos

29 – Ruy Bucar

30 - Maria Gorete Medeiros Sales

31 – Profa. Vera Xavier

32 – Kátia Maia

33 – Altenir Costa Leão

34 - José Maria Dourado

35 - Jacira Bandeira Santos

36 - Losângeles Ribeiro A. de Miranda

37 -Josenilton Batista Franca - JB

38 – Euclides Monteiro

39 – Patrícia Cássia Alves

40- Pedro Ivo Soares

41 – Sansão Pereira Silva

42 – Edmar Fernandes de Jesus

43 – Salomão Martins de Moura

44 – Maria Sônia Magalhães

45 –Aliny de Carvalho Lima