Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Nilmar discursa durante cerimônia de posse da Procuradoria Especial da Mulher Nilmar discursa durante cerimônia de posse da Procuradoria Especial da Mulher
  •  Foto Mariana Di Pietro

Em cerimônia bastante prestigiada, a deputada federal Nilmar Ruiz (Dem-TO) foi nomeada na tarde desta terça-feira, 2, como procuradora Especial da Mulher, primeiro cargo de direção na história da Câmara dos Deputados a ser ocupado por uma mulher.

Durante seu discurso de posse, Nilmar lembrou que mesmo com os avanços registrados na legislação, a mulher ainda hoje é vítima de muitos atos de violência, discriminação e desigualdade. Uma das desigualdades apontadas pela procuradora é a pouca participação da mulher nos cargos de poder. “Hoje a mulher é maioria nas universidades, corresponde ao maior número de aprovados em concursos públicos, mas é minoria nos cargos de comando. Quando estivermos atuando paritariamente, ocupando os postos de poder, a sociedade será muito mais justa”, apontou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, destacou a importância da criação da Procuradoria Especial da Mulher para fortalecer a atuação feminina na Casa e cumprimentou as mulheres parlamentares pelo importante espaço que conquistaram.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, presente na solenidade, destacou que a Procuradoria deve atuar em parceria com os órgãos do Executivo. “Nilmar atua de maneira agregadora, que é fundamental para o desenvolvimento das ações na busca pela defesa dos direitos da mulher”, disse.

O ministro das Relações Institucionais, José Mucio Monteiro, afirmou que nessa Legislatura o espaço para a mulher foi ampliado, e que ele espera que o exemplo seja seguido pelo Executivo e pelo Judiciário.

Além dos ministros, a cerimônia foi contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Marcelo Miranda; o presidente da Assembléia do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim; a presidente da CNA, senador Kátia Abreu; o presidente nacional dos Democratas, deputado Rodrigo Maia; o líder da bancada dos Democratas na Câmara, deputado Ronaldo Caiado; o presidente nacional da OAB, Cesar Britto; a líder da bancada feminina na Câmara, deputada Alice Portugal; o Cônsul da Colômbia no Tocantins, Carlos Amastha; os deputados federais ACM Neto (DEM), Onix Lorenzone (DEM), Ciro Gomes (PSB), Gustavo Fruet (PSDB) e os secretários estaduais Valquíria Rezende e Carlos Patrocínio, entre outros parlamentares e autoridades.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nilmar Ruiz