Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Três ativistas da organização não governamental Greenpeace - uma fantasiada da senadora ruralista, Kátia Abreu (DEM-TO) - foram detidos por policiais legislativos na tarde desta terça-feira, 2, quando realizavam uma manifestação pacífica no prédio do Senado.

O manifesto era contra a senadora Kátia Abreu, e uma militante da organização ambientalista que estava fantasiada da senadora, portava a faixa “Miss Desmatamento” e um reluzente machado.

O objetivo do grupo segundo informações da Agência Brasil era entregar a faixa de “Miss Desmatamento” para a senadora, que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e uma atuante defensora do agronegócio.

De acordo com o coordenador do Greenpeace da campanha contra o desmatamento, Márcio Astrini, o ato foi organizado como protesto ao fato de a relatoria da Medida Provisória 458, que trata de regularização fundiária na Amazônia, ter sido entregue à senadora demo.

Segundo Astrini, o manifestação é contra tudo que a senadora representa para o agronegócio e o prêmio que ela recebeu ao ser indicada para a relatoria da MP 458.

Ele acrescentou que a senadora, como representante do agronegócio, pode em seu relatório abrandar as leis de proteção ambiental.

Segundo a Agência Brasil durante a manifesto, a polícia do Senado foi ao gabinete de Kátia para comunicá-la sobre o protesto, mas ela não quis receber os ativistas.