Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito Raul Filho recebeu na manhã desta quarta-feira, 17, no Paço Municipal, o gerente da Coordenação de Representação da Eletronorte no Estado do Tocantins, José Pierre Armond, o diretor regional Centro Oeste da Red Hat no Brasil, Ricardo Masstalerz, dentre outros gestores.

Posteriormente, a equipe que reuniu com o prefeito participará de uma reunião com o presidente da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto Fernandes para apresentar a proposta de implantação de um Centro de Excelência de Formação de Profissionais de Desenvolvimento de Softwares Livres, em Palmas, que poderá ser o primeiro da Região Norte.

Caso o convênio entre a Prefeitura de Palmas e Red Hat seja firmado, a Eletronorte, que hoje atua como intermediária na negociação poderá firmar parceria com a prefeitura. Esta parceria será fundamental para ampliar a transferência de dados produzidos pelo Parque Tecnológico.

“O Parque poderá ficar isolado, pois a conectividade é limitada para a quantidade de informações geradas. A Eletronorte estudará a possibilidade de disponibilizar um canal suficiente de transferência dos dados gerados no Parque, por meio da nossa fibra ótica. A Eletronorte poderá ser o canal de conectividade de Palmas com o mundo”, explica José Pierre Armond, Gerente da Coordenação Regional da Eletronorte no Tocantins.

O objetivo desta capacitação de técnicos em informática é formar mão de obra qualificada no que se refere a software livre. Consultoria, suporte, manutenção e apoio ao software livre são alguns dos serviços a serem ofertados pelo Centro.

Red Hat

Empresa em expansão que atualmente atende a 35 paises, a Red Hat é reconhecida como líder em soluções para empresas que tiram o máximo partido da inovação fornecida pelo modelo de fonte aberta.

Fonte: Ascop