Estado

O Tocantins sedia nesta sexta-feira, 26, dois eventos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica; o V Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois eventos reunirão os nove governadores da Amazônia Legal, entre os quais o governador Marcelo Miranda, anfitrião da programação, além de ministros, palestrantes e representantes de ministérios.

O governador Marcelo Miranda abre os trabalhos às 8h com café da manhã aos participantes da reunião do Condel/Sudam, cujas atividades serão iniciadas às 8h30. Às 10h, Marcelo Miranda abre as atividades e participa do Fórum de Governadores com os demais gestores dos estados que compreendem a região da Amazônia Legal – Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.

A reunião dos conselheiros da Sudam tratará da política de apoio à pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias; do andamento da elaboração do PRDA - Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e assuntos referentes ao FNO - Fundo Constitucional do Norte. As atividades encerram às 9h45.

Fórum

Quanto ao fórum, que ocorre das 10h às 12h, tem como objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem por exemplo a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.

Durante o evento será realizada a 3ª Reunião da CGPAS - Comissão Gestora do Plano Amazônia Sustentável, que será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Também será ministrada a palestra “O Estágio Atual das Negociações Internacionais em Mudança de Clima”, pelo embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty, Sérgio Serra. Outro tema apresentado no evento será “O Enfrentamento da Crise”, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao final do encontro, previsto para às 12h30, haverá debate entre os governadores.

O V Fórum resultará na Carta de Palmas, um documento que será elaborado e assinado pelos novos governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento. O encontro encerra com confraternização entre os gestores com um almoço.

Presenças confirmadas

Nesta terça-feira, 23, já haviam confirmado presença os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Também confirmaram participação o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os representantes dos ministérios da Integração Nacional, o superintendete de Desenvolvimento da Amazônia, Djalma Bezerra Melo; dos Transportes, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; da Casa Civil, o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guees Soares; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatine; Ministério do Desenvolvimeno Agrário, a assessora da Secretaria Extraordinária, Shirley Anny Abreu do Nascimento; e o representante do Ministério da Justiça, o secretário executivo, Luiz Paulo Barreto.

Fonte: Secom