Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A festa junina do Arraiá da Capital vai começar nesta quinta-feira, 25, no estacionamento do Ginásio Airton Senna, em Taquaralto. A estrutura – com arquibancadas, palco, som, barracas de alimentação, parques de diversão e até uma cidade cenográfica - já está sendo montada para receber as mais de 50 mil pessoas esperadas para os quatro dias da 17ª edição do evento. Este ano entre as novidades estão à realização do 1º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e a 1ª Mostra Centro-Oeste de Quadrilhas Juninas.

Os concursos demonstram a dimensão que o Arraiá da Capital tem adquirido nos últimos anos, alcançando visibilidade no cenário nacional das quadrilhas juninas. Um exemplo é a boa colocação da campeã palmense Caipiras do Borocoxó, no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, ficando em sexto lugar, e, também, a atuação da quadrilha Pega Fogo, sexta colocada na Mostra Brasil de Quadrilhas, realizada em Brasília. “No decorrer destes cinco anos da gestão Raul Filho se confirmou como a maior e mais bem organizada festa popular do Estado do Tocantins, e também como um dos maiores festejos juninos da região Norte. Isso se deve ao empenho do poder público e a parceria positiva que existe junto às comunidades e grupos juninos na nossa Capital”, declara o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas.

Concursos

O Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas terá a participação de quatro representantes da Capital, sendo três eleitas no Circuito Junino de Palmas, mais a vencedora do Arraiá 2009. Os grupos palmenses disputam o título de melhor quadrilha junina do Tocantins com as representantes das cidades de Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Tocantinópolis. A primeira colocada no Concurso Estadual representará o Estado no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Fortaleza, no final do próximo mês de julho.

Já a Mostra Centro-Oeste de Quadrilhas Juninas, que inclui o Tocantins por opção da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas ocorre no domingo, e terá, além da segunda e quarta colocadas no Concurso Estadual, quadrilhas juninas do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

A quadrilha junina que for eleita em quarto lugar no Concurso Estadual ganha vaga na Mostra Brasil de Quadrilhas Juninas que deve ocorrer em agosto.

Arraiá da Capital

Na arena do Arraiá da Capital 22 grupos de quadrilhas palmenses disputam o título de campeã do Arraiá. Cinco a mais que em 2008. Eles levarão ao público o resultado do trabalho de meses de criação de coreografias, empenho de dançarinos, costureiras, marcadores e diversos trabalhadores envolvidos. Na arena eles trazem cadência em passos típicos caipiras, como a apresentação do casal de noivos, os passos de roda e o túnel. E ainda a inovação da adoção de temáticas específicas em suas apresentações, que complementa a proposta junina, para alertar sobre problemas sociais, questões ecológicas e até políticas.

No Arraiá palmense duas categorias concorrem: escola e comunidade. A categoria comunidade é dividida em grupo de acesso e grupo especial. Os jurados avaliarão a coreografia, figurino, originalidade, harmonia, marcador, evolução e animação. (Lorena Karlla)

Programação

Apresentação das Quadrilhas Juninas

Dia 25/06 – Quinta-feira

20h – Quadrilha Junina da UMA

20h30 – Quadrinha Junina Severina Xiquexique

21h – Quadrilha Junina Integração Total

21h30 – Quadrilha Junina Chamego Gostoso

22h – Quadrilha Junina Já Vim Já Vou

23h – Quadrilha Junina Caipiratins

23h30 – Quadrilha Junina Caipiras do Cangaço

00h – Quadrilha Junina Flor de Pequi

0h30 – Quadrilha Junina Amor Caipira

1h – Quadrilha Junina Princesinha

1h30 – Quadrilha Junina Luar da Serra

Dia 26, sexta-feira

20 h – Quadrilha Junina Teti

20h30 – Quadrilha Junina Bene

21h – Quadrilha Junina Thiago Barbosa

21h30 – Quadrilha Junina Pega Fogo

22h – Quadrilha Junina Estrela do Sertão

22h30 – Quadrilha Junina Beija Flor

23h – Quadrilha Junina Coração Caipira

23h30 – Quadrilha Junina Arrasta Pé da Liberdade

00h – Quadrilha Junina Matutos do Norte

0h30 – Quadrilha Junina Cafundó do Brejo

21h30 – Quadrilha Junina Caipiras do Borocoxó

Dia 27, sábado

Concurso Estadual de Quadrilha Juninas

20h – Quadrilha Eleita em 1º Lugar no Circuito Junino de Palmas

20h30 – Quadrilha Eleita em 2º no Circuito Junino de Palmas

21h – Quadrilha Eleita em 3º no Circuito Junino de Palmas

21h30 – Quadrilha representante da cidade de Abreulândia

22h – Quadrilha representante da cidade de Divinópolis

22h30 – Quadrilha representante de Porto Nacional

23h – Quadrilha representante de Gurupi

23h30 – Quadrilha representante de Tocantinópolis

00h – Quadrilha eleita no Arraiá da Capital 2009

Dia 28, domingo

Concurso Centro-oeste de Quadrilhas Juninas

20h – Quadrilha representante do Tocantins

20h30 – Quadrilha representante do Mato Grosso

21h – Quadrilha representante de Goiás

21h30 – Quadrilha representante do Distrito Federal.

Fonte: Ascop