Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Núbio Brito Rômulo, Donizete Nogueira, Luiz Alves, Gil Dourado, Rosalina e José Rodrigues durante encontro Rômulo, Donizete Nogueira, Luiz Alves, Gil Dourado, Rosalina e José Rodrigues durante encontro

Um projeto de inclusão social desenvolvido pela iniciativa privada deverá ser aplicado na região centro sul do Estado. O projeto tem o objetivo de colocar pequenos produtores rurais no mundo da agroindústria leiteira através de sistema societário, ou seja, o produtor se torna um empreendedor e tem como sócio outros agricultores.

O ponta-pé inicial foi dado através do prefeito de Aliança José Rodrigues (PT) que provocou um encontro em janeiro na cidade de Crixás, há 180 km de Palmas. O programa foi apresentado a representantes de associações rurais, prefeitos dos municípios de Aliança do Tocantins, Crixás, Dueré e Brejinho de Nazaré e pequenos produtores de vários municípios da região.

Esta semana um novo encontro aconteceu desta vez em Palmas, com representantes do Banco do Brasil. Na ocasião foram apresentadas a eles as linhas do projeto com finalidade de parceria com a instituição financeira. Na oportunidade estiveram reunidos o prefeito de Aliança José Rodrigues, a vereadora de Aliança, Rosalina (PT), o superintendente do BB Luiz Alves Junior, a gerente do Segmento DRS da superintendência Banco do Brasil Gil Jane Elizabete Santos Dourado e o Presidente regional do PT e articulador na captação de recursos e atração de investimentos das prefeituras do PT do Tocantins Donizete Nogueira, além do diretor da Agrovida Rômulo Carlos da Silva.

Para o prefeito de Aliança José Rodrigues o encontro foi importante pela atenção dada ao projeto pela superintendência do Banco do Brasil. “Acreditamos e confiamos que iremos encontrar meios para que o projeto seja aplicado em nosso município, afinal porque sabemos que o projeto tem sustentabilidade”.

O prefeito disse ainda que o projeto se inicia com a capacitação e o envolvimento da família algo que sonhamos e esperamos de uma atividade que possa alavancar a economia de nosso município. “Interessante o empenho do superintendente do Banco do Brasil que se dispôs em fazer uma análise da viabilidade do projeto. Desde o ano passado que estamos nos reunindo, estudando sobre esse empreendimento porque acreditamos que ele será importante para o desenvolvimento da economia da região”, disse Rosalina.

Para Gil Jane Elizabete Santos Dourado gerente do segmento DRS da superintendência Banco do Brasil o principal aspecto é a estruturação. “Vemos que o projeto tem um passo a passo, que é gradativa a estruturação e que foi feito com muita base e estudo e agente antevê que isso é uma situação de sucesso”.

De acordo com Donizeti Nogueira, presidente regional do PT e articulador na captação de recursos e atração de investimentos das prefeituras do PT do Tocantins o encontro foi proveitoso. “Agora de fato estamos dando start no andamento do projeto, percebi que até pela experiência acumulado do Banco do Brasil através do superintendente e da gerente que gostaram do projeto isso demanda irmos atrás de outros parceiros”, ressaltou.

Rômulo Carlos da Silva Filho diretor do Agrovida acredita que a atividade leiteira através desse programa deverá se constituir em uma importante fonte de renda para os pequenos produtores da região.

A proposta

Segundo Rômulo Filho os produtores serão cadastrados depois mobilizados e capacitados dentro das regras do normativo 051 do Ministério da Agricultura (Mapa). Depois de capacitados os produtores terão assistência técnica permanente para tratar das vacas, que na média serão até seis por propriedade, podendo gerar uma renda mensal de R$ 800.

A origem do programa

A ideia de transformar pequenos agricultores em sócios numa agroindústria leiteira teve inicio com o Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, o Planipanema no Estado de Pernambuco. A origem se deu com uma visita do presidente Lula à região, em 2003, que se comprometeu com o pedido dos prefeitos locais em desenvolver um projeto para o local.

Depois disso, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estiveram nos municípios e colocaram em prática o programa numa parceria com a empresa Agrovida. Atualmente os 1.271 produtores beneficiados com a ação já produzem 90 mil litros de leite.

A Agrovida é uma empresa formada por técnicos que desenvolveram suas carreiras nos ministérios do governo federal. A empresa foi constituída em São Paulo e depois adquirida pelo grupo pernambucano. A especialidade da empresa é desenvolver projetos rurais para empresas de pequeno porte e programas voltados para agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa pref. Aliança do Tocantins