Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde desta quinta feira, 2, no auditório da Secretaria de Planejamento, em Palmas, a 2ª Reunião do Conselho Gestor da APA – Área de Preservação Ambiental da Serra do Lajeado. O encontro, mediado pela coordenadora de Áreas Protegidas do Naturatins, Marissônia Lopes, e pelo presidente do conselho e gerente da APA do Lajeado, Leandro Azevedo, serviu para definir um cronograma de atividades, criação do organograma do conselho e apresentação das competências de cada integrante.

Foram discutidas as primeiras prioridades, tais como a criação de um banco de dados para identificar quais são os locais dos focos de queimadas, implantação de um calendário de queimadas para unificar os trabalhos das instituições no combate ao fogo e formação de mais brigadas de incêndio. Também foram discutidas as implementações de ações que visam ao desenvolvimento econômico das comunidades no entorno da APA do Lajeado para que as atividades ocorram de maneira sustentável e ordenada.

Azevedo disse que o comprometimento de cada membro é muito importante. “O conselho vai se reunir periodicamente para organizar, informar, resolver problemas e dar sugestões sobre todos os assuntos de interesse das comunidades que vivem na APA”, destacou o gerente.

Foi definida, ainda, que a próxima reunião do conselho vai acontecer no dia 4 de agosto, às 9h, na sede da Unidade de Proteção Integral do Parque Estadual do Lajeado, localizado na TO-020, km 24, na via direita. A reunião servirá para empossar os membros do conselho e apresentar o regimento interno definindo as responsabilidades de cada instituição.

Fazem parte do Conselho Gestor da APA do Lajeado as prefeituras de Palmas, Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro, Secretaria de Educação e Cultura, Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, Cipama, Ruraltins, Funai, Ibama, Saneatins, Investco, Fórum das Ongs’s, Fieto, AIA – Associação Indígena Akué, Celtins, Ecobike, Fotoapi- Federaçao Tocantinense de apicultura e Associacao dos Moradores de Taquaruçu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Naturatins