Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Praia do Prata é uma das mais frequentadas da capital Praia do Prata é uma das mais frequentadas da capital
  • Praia da Graciosa

O projeto Praia Limpa, elaborado pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah) terá seu ponto de apoio instalado na Praia do Prata neste sábado, 4. Além do ponto de apoio, o projeto possui equipes que fazem visitas nas demais praias.

A cidade conta com as praias da Graciosa, do Prata, das Arnos, do Caju e dos Buritis e, no intuito de promover a sensibilização dos frequentadores, comerciantes e visitantes, visando à manutenção da qualidade ambiental das praias da Capital, a saúde e o bem-estar da população frequentadora é que foi instituído em 2005, o Projeto Praia Limpa.

Com a construção do lago, Palmas desfruta de praias o ano inteiro, no entanto, o velho hábito dos banhistas de frequentá-las somente em julho ainda é costume local. A chamada temporada de praia (julho) traz à cidade turistas de todo o país o que aquece a economia local e, estes por sua vez, passam boa parte de suas férias se refrescando nas praias de Palmas.

O projeto

O Praia Limpa leva às praias não só trabalho de abordagem com a conversa ambiental aos banhistas, comerciantes e frequentadores, mas também diversão. Gincanas, teatro, pescaria ambiental, são outras ações desenvolvidas durante toda a temporada. Outro diferencial é a participação das crianças que acompanham a equipe; os soldadinhos. Elas acompanham a equipe e andam por toda praia fazendo um trabalho de fiscalização e cobram dos adultos a manutenção e preservação da praia.

Faça sua parte

Por ser uma cidade nova, Palmas não tem grandes problemas ambientais, contudo, a preservação da cidade e fazê-la valer merecedora do título “Capital Ecológica” depende primordialmente de sua população. O pensamento de mantê-la limpa deve ocorrer não só em temporada de praia, mas em todo o ano, já que é uma ação que deve ser contínua visando à melhoria da qualidade de vida de nossa cidade.

“A maior dificuldade encontrada por nós é a conscientização do cidadão de que o meio ambiente depende dele. Infelizmente, muitos acham que só depende do Poder Público”, acrescenta Jocicléia Chaves, gerente de Educação Ambiental e Projetos da Sedumah.

Programação esportiva

Durante a Temporada de Verão 2009, a população de Palmas, poderá conferir nas praias do Prata e das Arnos, nos campos de futebol e demais espaços reservados ao esporte na Capital, uma diversificada programação esportiva.

Já neste final de semana acontece o Campeonato Municipal de Beach Soccer, Circuito Tocantins de Vôlei de Praia - Sub 21, Kickboxing dentre outras atividades.

Campeonato Municipal de Beach Soccer - 04 e 05/07 das 8h às 17h

Vôlei de Praia- Sub 21, Circuito Tocantins - 04 e 05 das 8h às 17h

Kickboxing - 05/07 das 8h às 17h

Praia das Arnos

A Praia das Arnos será o palco de shows regionais neste fim de semana, que promete muita agitação com a apresentação da banda Moleca Sapeca e Banda da Loirinha. Os shows acontecem às 17 e 19 horas, respectivamente, e prometem animar o público presente.

Fonte: Ascop